São Paulo - O Corinthians decide seu futuro na Taça Libertadores da América hoje, às 22 horas, no Pacaembu. Em desvantagem já que perdeu o primeiro duelo contra o Boca Juniors por 1 a 0, em Buenos Aires, o Timão está ciente de que vai encontrar um adversário diferente nesta noite. Os argentinos devem atuar com um esquema tático mais fechado fora de casa - com o retorno do meia Riquelme, o atacante Martínez deve ser sacado para que os Xeneizes tenham duas linhas defensivas com quatro jogadores.
O Timão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para assegurar a classificação no tempo normal. Vitória alvinegra por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis, enquanto qualquer outro triunfo por um gol de diferença classifica o Boca, pelo critério dos tentos marcados fora de casa.
Além do possível "ferrolho" na defesa do Boca, o Corinthians também se preocupa com a malandragem rival. A vantagem obtida na Argentina pode deixar a equipe visitante sem tanta vontade de se expor e mais preocupada em deixar o jogo truncado. Assim pensa o volante Paulinho, que pode ser figura decisiva no confronto.
"Temos de ter muita paciência, ainda mais contra o Boca, que sabe disputar muito bem essa competição. Eles podem segurar um pouco mais o jogo, vai ser um jogo muito amarrado, mas depende mais de nós do que deles", afirmou o volante.
Paulinho também citou a catimba como possível arma dos argentinos para evitar a pressão corintiana. "Conhecemos muito bem o Boca e as equipes argentinas. Em alguns lances, eles vão tentar segurar o jogo e fazer um pouco de catimba, com eles isso existe um pouquinho mais. O fato é que precisamos ter paciência e concentração, e assim nada vai nos atrapalhar. Vamos ter a cabeça boa", pediu Paulinho.
Na visão do volante, o jogo será bem diferente do primeiro duelo da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, domingo passado, quando o Corinthians venceu por 2 a 1. O Boca é considerado um adversário muito mais combativo do que técnico, diferentemente do rival estadual.
"A Libertadores tem muito mais contato e agressividade, mas estamos muito bem preparados. Será um jogo truncado, mas outras coisas vão pesar para fazermos um grande jogo", apontou.
A má pontaria das últimas partidas é a preocupação do técnico Tite. Nos últimos três jogos, os atacantes do Corinthians passaram em branco - Emerson perdeu ao menos duas boas chances domingo, quando a vitória foi construída pelos pés do volante Paulinho e do zagueiro Paulo André.
"Nosso foco é jogar e marcar bem, acertar passes e finalizar bem", disse o treinador, que deve repetir a escalação com Danilo, Romarinho, Emerson e Guerrero no sistema ofensivo e Alexandre Pato como opção no banco.

EM SÃO PAULO

Corinthians
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Romarinho, Emerson e Guerrero. Técnico: Tite

Boca Juniors
Orion; Marín, Caruzzo, Burdisso e Rodríguez; Erbes, Somoza, Sánchez Miño e Erviti; Riquelme e Blandi. Técnico: Carlos Bianchi

Árbitro: Carlos Amarilla
Estádio: Pacaembu
Horário: 22 horas