São Paulo - A seleção sul-coreana está conhecendo de perto, em Foz do Iguaçu, os detalhes que encontrará na sua preparação para a Copa do Mundo de 2014. A equipe veio para uma semana de treinamentos na cidade paranaense, onde ficará durante sua aclimatação para o Mundial, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho.
Atualmente a Coreia enfrenta temperaturas negativas e rigoroso inverno.
Entre a hospedagem e os treinos, jogadores, comissão técnica e dirigentes da Coreia do Sul têm avaliado infraestrutura, distâncias, serviços, segurança, alimentação e privacidade para quando voltarem no meio do ano.
"Depois eles ficarão de 40 a 60 dias", contou o coordenador geral da Copa no Paraná, Mário Celso Cunha.
As atividades dos visitantes no estádio do ABC são vetadas para torcedores e jornalistas. Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército cuidam do esquema de segurança. "Para a Copa, será reforçado", disse Cunha.
O estádio Pedro Basso, que sediará os treinos no período pré-Mundial, encontra-se em obras e deve estar pronto em 15 de março.
A delegação asiática chegou terça-feira e ficará até o dia 21. Depois, viaja para três amistosos nos EUA.
No dia 25, a Coreia do Sul encara a Costa Rica em Los Angeles. No dia 29, se mede contra o México em San Antonio. Em 1º de fevereiro, em Carson, na Califórnia, duela contra a seleção americana, que treina em São Paulo.
Na Copa, a Coreia do Sul estreará em 17 de junho diante da Rússia em Cuiabá, pelo Grupo H. Enfrentará a Argélia no dia 22, em Porto Alegre, e a Argélia no dia 26, em Curitiba. Será a nona participação sul-coreana em Mundiais. Sua melhor campanha aconteceu em casa, em 2002, com o quarto lugar.