Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem, por meio de nota publicada em seu site oficial, o calendário do futebol nacional em 2013. Com algumas mudanças importantes a partir da próxima temporada, a principal novidade foi a definição das finais da Copa do Brasil para novembro - até então, a competição acontecia sempre no primeiro semestre.
Assim, a Copa do Brasil, que terá novo formato a partir do próximo ano, será iniciada no dia 3 de abril e acabará apenas em 27 de novembro. O torneio não terá jogos em junho, quando será realizada no País a Copa das Confederações, e contará com partidas divididas em oito datas até 22 de maio. Em seguida, será retomado em 3 de julho e contará com 12 datas até a final.
A CBF destacou que, entre 15 e 30 de junho de 2013, período de disputa da Copa das Confederações, não haverá jogos em curso de nenhuma competição nacional. Com isso, o Campeonato Brasileiro será paralisado entre 9 de junho e 7 de julho, sendo que a última vez que o torneio ficou parado por um mês foi durante o Mundial de 2010, na África do Sul.
Semestral até a edição deste ano, a Copa do Brasil passará a contar com 86 times a partir de 2013, e não mais os habituais 64. Com o novo formato, os clubes brasileiros que estiverem disputando a Libertadores vão poder disputar a competição nacional, mas entram direto na quarta fase.
No total, a quarta fase da Copa do Brasil terá seis vagas abertas para equipes que estejam disputando a Libertadores no primeiro semestre. Caso apenas cinco times do Brasil garantam vaga no torneio sul-americano, um sexto será definido por meio de colocação no ranking da CBF.
Ao confirmar o calendário nacional, a CBF divulgou as datas dos torneios internacionais que serão realizados no próximo ano. Entre eles está a Libertadores, que será encerrada apenas em 24 de julho de 2013 por causa da pausa ocorrida durante o período da Copa das Confederações - neste ano, o Corinthians se sagrou campeão da América ao bater o Boca Juniors em 4 de julho, no Pacaembu.
A CBF também destacou em seu calendário as disputas dos amistosos da seleção brasileira. O primeiro está previsto para acontecer em 6 de fevereiro e o último será em 19 de novembro, englobados em um total de 15 datas disponíveis para os compromissos do Brasil.
Com o novo calendário, a CBF confirmou também a criação da Copa do Nordeste, que será disputada de 20 de janeiro a 17 de março, com o objetivo de ''integrar e dar ainda maior visibilidade aos clubes da região''. ''Há muito o Nordeste merecia uma competição nesse formato, o que contribuirá para que mais clubes ganhem uma maior dimensão nacional, pela visibilidade que o campeonato terá. Tenho certeza de que a Copa Nordeste será um sucesso de público'', disse o presidente da entidade, José Maria Marin.
A primeira edição da Copa do Nordeste terá a participação de 16 clubes. Bahia e Pernambuco terão três vagas cada. Enquanto isso, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas contarão com dois representantes cada um.
''O calendário de 2013 está ajustado às necessidades e particularidades do nosso futebol, em um ano em que o Brasil terá a honra de sediar a Copa das Confederações'', concluiu Marin.

Imagem ilustrativa da imagem Copa do Brasil de 2013 terá final em novembro