Imagem ilustrativa da imagem Contagem regressiva



A combinação de resultados e a vitória diante do Brasil deixaram o Londrina ainda mais próximo da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tubarão fechou a 32ª rodada com 52 pontos e em quarto lugar. Nas últimas seis rodadas, o LEC vai depender das suas próprias forças para se manter no G4 até o final.
De acordo com os principais sites de estatísticas e probabilidades do futebol, o alviceleste tem chances acima de 40% de estar na primeira divisão em 2017. Os números mostram que há uma disputa muito equilibrada entre Londrina, Náutico e Bahia por uma vaga no G4.
Segundo o Chance de Gol, o LEC tem, neste momento, 48,7% de probabilidade de subir contra 49% do Náutico e 37,4% do Bahia. Já para o Infobola, a vantagem do Londrina é maior. O clube tem 45% de chance, o Náutico, 38%, e o Bahia, 23%. O departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a possibilidade do LEC subir é de 41,6%. Neste cenário, o Náutico tem 38,5% e o Bahia, 24,1. Os três sites ainda colocam o CRB com percentuais que variam entre 10% e 14% de chances de subir. A partir do time alagoano, as possibilidades são quase remotas.
"Temos que superar um momento de cada vez. Dentro de cada rodada a margem pode subir ou diminuir. O percentual para subir todo mundo já sabe e os jogadores também sabem. A minha margem agora é jogo a jogo", frisa o técnico Claudio Tencati. A projeção no Londrina é que o acesso estará garantido com 63 pontos. De acordo com a UFMG, hoje, com 63 pontos uma equipe tem 95% de chance de terminar a competição no G4. Baseado nesta pontuação, os três sites dão mais de 99% de probabilidade do líder Atlético Goianiense subir. O time de Goiânia tem 61 pontos. Com 57 pontos, na vice-liderança, o Vasco possui entre 94% e 96% de chances para voltar à elite. O Avaí também se aproximou da Série A, após vencer na rodada e chegar aos 54 pontos. O time catarinense tem 81%, segundo a UFMG, 77%, de acordo com o Infobola, e 54%, baseado nos números do Chance de Gol.
A sequência das últimas partidas do LEC: sexta contra o Criciúma, em Santa Catarina, às 19h15. Depois terá Paysandu (C), Atlético (C), Bragantino (F), Avaí (C) e Sampaio Corrêa (F). "Não haverá jogos fáceis daqui para a frente. São todos eliminatórios e precisamos estar preparados. Não podemos pensar que contra o Criciúma será diferente", avisa Tencati.

Preparação
Em campo, o técnico Claudio Tencati deve confirmar hoje o time que começa jogando contra o Criciúma. O volante França e o meia Rafael Gava serão mesmo os substitutos de Germano e Anderson, respectivamente, suspensos com o terceiro cartão amarelo. No ataque, Itamar segue como titular ao lado de Jô. A delegação alviceleste embarca amanhã à tarde para Santa Catarina.