A expectativa dos times brasileiros que disputam a Copa Libertadores vai acabar nesta quarta-feira. A partir das 21 horas (de Brasília), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no Paraguai, a entidade fará o sorteio que apontará os confrontos das oitavas de final, assim como os cruzamentos futuros das 16 equipes até a chegada à decisão, marcada para novembro.

Para a realização do sorteio, há apenas uma divisão entre os participantes. Os clubes são divididos em dois potes; um com os oito campeões de cada de grupo e outro com todos os segundos colocados. Portanto, os times podem enfrentar nas oitavas de final os mesmos adversários que já tiveram pela frente na fase anterior do torneio ou rivais do mesmo país, sem restrição para definição dos cruzamentos.

Os confrontos de ida das oitavas estão marcados para ocorrer entre 4 e 6 de julho, enquanto os de volta entre 8 e 10 de agosto. A Conmebol determina que o segundo jogo do mata-mata seja na casa do time que realizou melhor campanha na fase de grupo.

Nas oitavas de final, cinco times brasileiros terão a vantagem de decidir a classificação em casa no duelo de volta. São elas: Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Santos e Botafogo. Todos esses foram campeões nos seus grupos. Outro clube do País que avançou às oitavas, o Atlético-PR fará o segundo confronto do próximo mata-mata como visitante, pois terminou o Grupo 4 como vice-líder, atrás do argentino San Lorenzo.

O formato de sorteio é novidade para esta fase da Copa Libertadores, pois até o ano passado a definição dos confrontos era determinada por meio da classificação geral dos times que disputaram a fase de grupos.

Confira os times dos potes do sorteio e os pontos somados pelos mesmos na fase de grupos:

Pote 1 - Primeiros colocados

Atlético-MG - 13 pontos

Lanús-ARG - 13 pontos

Grêmio - 13 pontos

River Plate - 13 pontos

Palmeiras - 13 pontos

Santos - 12 pontos

Botafogo - 10 pontos

San Lorenzo - 10 pontos


Pote 2 - Segundos colocados

Godoy Cruz-ARG - 11 pontos

Guaraní-PAR - 11 pontos

Emelec-EQU - 10 pontos

Barcelona-EQU - 10 pontos

Atlético-PR - 10 pontos

The Strongest-BOL - 9 pontos

Jorge Wilstermann-BOL - 9 pontos

Nacional-URU - 8 pontos