Imagem ilustrativa da imagem Conmebol anuncia 'nova' Libertadores



Assunção - A Copa Libertadores será disputada no ano que vem de fevereiro a novembro, aumentando a duração da competição continental e adotando um formato mais parecido com o futebol europeu, de acordo com as reformas anunciadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na tarde de ontem.
A decisão foi adotada para harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país, segundo comunicado da entidade.
O torneio passará de uma média de 27 semanas de disputa para 42 semanas de duração total da Copa Libertadores, que será jogada entre fevereiro e novembro, enquanto a Copa Sul-Americana será disputada a partir de junho e terminará em dezembro. Também será ampliado o número de participantes, de 38 para 42 equipes. O número de representantes para cada país será definido em reunião do Conselho da Conmebol em três semanas.
Outra novidade é que a partir de 2017, 10 clubes da Copa Libertadores que não avançarem às oitavas de final terão a oportunidade de seguir competindo na Copa Sul-Americana. Os campeões de ambos os torneios ganharam vagas diretas na fase de grupos da seguinte edição da Libertadores.
"Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições", argumentou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, que pelo Twitter ainda confirmou a final da competição em jogo único, disputado em campo neutro. "Analisando estatísticas das finais da Copa Libertadores, mandante no segundo jogo venceu 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro", justificou.
Representante da Federação Mexicana, Víctor León Guevara, também participou do encontro em Assunção, capital do Paraguai. A Conmebol confirmou que o México passa a ser um membro pleno da Libertadores e não mais um convidado. A Colômbia detém atualmente os dois títulos continentais, com o Atlético Nacional se sagrando campeão da Copa Libertadores e o Independiente Santa Fe defendendo a conquista do ano passado da Sul-Americana.