Representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, se reuniram nesta sexta-feira em Manaus para o 1º Seminário de Voluntariado da competição. Requisitar voluntários é uma determinação da própria Fifa em copas do mundo. No Brasil, estima-se que 18 mil voluntários trabalhem durante a competição nas 12 cidades-sede.

O voluntário ocupa todos os lugares em que a Fifa estará, como hotéis, estádios, estações de Metrô, aeroportos, espaços reservados aos jornalistas do mundo inteiro. Estarão ali para orientar o torcedor. São treinados para isso durante meses.

Em Manaus, o Programa Oficial de Voluntários foi apresentado com detalhes. Representantes do COL falaram sobre o processo de inscrição e seleção das pessoas, requisitos para participar e iniciativas de inclusão. Em 2013, a expectativa para a Copa das Confederações é que 6 mil voluntários já estejam pré-selecionados.

O lançamento do Programa Oficial de Voluntários será divulgado no site oficial da FIFA. Somente serão aceitas inscrições realizadas via online. Para ser um voluntário, é preciso fazer a inscrição pela internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no próprio site. O lançamento será dia 30 de junho.