Multicampeão pelo Bayern, Rafinha voltará a vestir a camisa da seleção após abrir mão da amarelinha quando Dunga era o treinador
Multicampeão pelo Bayern, Rafinha voltará a vestir a camisa da seleção após abrir mão da amarelinha quando Dunga era o treinador | Foto: AFP


Na manhã desta sexta-feira (19), o técnico Tite convocou 24 jogadores para os amistosos contra a Argentina e Austrália, que acontecerão em junho, na cidade de Melbourne. O presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, será o chefe de delegação.

Por conta da final da Liga dos Campeões, além das férias no futebol europeu, a seleção não contará com jogadores titulares como Neymar, Dani Alves, Thiago Silva e Marcelo. Com isso, Tite optou por algumas novidades. Casos de Diego Alves, David Luiz, Jemerson, Alex Sandro e Rodriguinho, além do lateral nascido em Londrina, Rafinha.

"São etapas de construção da equipe. Qualquer preparativo a gente pode direcionar para um lado ou outro. O alto nível é assim. Todos os outros que não foram convocados têm que olhar para o lado e dizer: "O Jemerson tá jogando muito, Rafinha foi campeão (o lateral conquistou recentemente mais um Alemão pelo Bayern de Munique)". Essa é a oportunidade de criar uma equipe forte, não uma individualidade. É ter atletas de alto nível, preservando alguns", afirmou Tite, na coletiva após a convocação.

Ele chegou a ligar para Rafinha a fim de resolver um problema de 2015, quando o lateral recusou uma convocação do até então técnico Dunga, alegando que não era "chamado regularmente".

"Liguei e conversei com ele (Rafinha) por telefone. Houve um mal entendido com relação à situação anterior. Ele disse "Gostaria sim, é meu objetivo pessoal". Aliás, como outros que não foram convocados me colocaram "A gente queria estar junto". Que bom que tem esse sentimento. E é bom que os torcedores saibam que os atletas de férias gostariam de estar aqui para jogar".

O comandante brasileiro ainda explicou a ausência mais sentida, a do craque e camisa 10 da seleção brasileira, Neymar. Segundo o preparador físico Fábio Mahseredjian, o atacante não tira férias desde 2013 e precisa de um descanso. "Sempre procuramos equilibrar esse lado de não vencer a qualquer custo", ressaltou Tite.

A lista completa:


Goleiros:
Diego Alves
Weverton
Ederson

Laterais:
Rafinha
Fagner
Alex Sandro
Filipe Luís

Zagueiros:
David Luiz
Gil
Jemerson
Rodrigo Caio
Thiago Silva

Meio-campistas:
Fernandinho
Giuliano
Lucas Lima
Paulinho
Philippe Coutinho
Renato Augusto
Rodriguinho
Willian

Atacantes:
Diego Souza
Douglas Costa
Gabriel Jesus
Taison