Londres - Nem Michael Phelps, nem Missy Franklin, a versão feminina do ''Prodígio de Baltimore''. Quem causou furor mesmo nos primeiros dias da natação no Aquatics Centre foi a chinesinha Ye Shiwen, de apenas 16 anos e 1,70m. Primeiro, estarreceu o mundo ao nadar os últimos 50m dos 400m medley mais rápido do que o próprio Ryan Lochte, ouro dos 400m medley com uma marca impressionante (4min05s18). Nunca antes na história da natação olímpica uma mulher conseguiu nadar trecho algum de uma prova em menos tempo do que o campeão do evento correspondente masculino.
Ye foi também a primeira mulher que, usando traje têxtil, derrubou marca feita na época dos supermaiôs. Ela marcou 4min28s43, deixando para trás os 4min28s43 que deram à australiana Stephanie Rice o ouro em Pequim. Nesta segunda-feira, a fera asiática nadou em 2min08s39 e quebrou ''apenas'' o recorde olímpico nos 200m medley, outra marca que pertencia a Rice (2min08s45). O recorde mundial pertence à norte-americana Ariana Kukors (2min06s15). ''Eu segurei o ritmo'', disse ela à imprensa chinesa, dando a entender que já está se poupando para a final, que será nesta terça-feira, às 16h43, quando outra marca mundial pode cair. Os feitos assombrosos, é claro, dispararam fortes suspeitas de doping.
Francês
O francês Yannick Agnel voltou a surpreender no Centro Aquático de Londres. Um dia após derrubar os Estados Unidos no 4x100 metros livre, no domingo, ele faturou sua segunda medalha de ouro ontem, ao vencer os 200 metros livre, com o tempo de 1min43s14.
Na decisão desta segunda, Agnel liderou a prova de ponta a ponta, sem dar chance aos rivais. Nos últimos 50 metros, chegou a abrir um corpo de vantagem antes de bater na frente. O segundo lugar ficou dividido entre o sul-coreano Park Taehwan e o chinês Sun Yang. Já o americano Ryan Lochte chegou apenas na quarta colocação e ficou de fora do pódio, com o tempo de 1min45s04. (A.E.)