Rio de Janeiro - Já classificada para as semifinais do Mundial de Futsal, a seleção brasileira volta a jogar hoje, contra a eliminada Ucrânia, a partir das 10h30, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio. O jogo vale apenas para confirmar a primeira colocação do Brasil no Grupo E, além da definição do próximo adversário.
Para o Brasil, a partida contra a Ucrânia será uma espécie de treino para as semifinais. Mas os jogadores brasileiros prometem manter o mesmo estilo de jogo mostrado até agora no Mundial, inclusive com as jogadas de efeito que causaram confusão na vitória sobre a Itália, no último domingo.
''Este é o momento de pintar lambreta, carretilha e tudo mais'', afirmou Falcão, que promete continuar desfilando seu arsenal de dribles. ''Nestes jogos decisivos, me sinto à vontade para colocar em prática minhas jogadas. Já a partir do jogo contra a Itália, e cada vez mais, vou me soltar para surpreender a marcação''.
Os dribles de Falcão foram responsáveis, em grande parte, pela confusão do último domingo. Afinal, irritaram os italianos, que também reclamaram das supostas provocações do auxiliar técnico da seleção do Brasil, Marcos Sorato, que é conhecido como Pipoca. Diante disso, um dos jogadores da Itália, Marcio Forte, provocou briga no intervalo do jogo, o que resultou na sua expulsão e na do brasileiro Betão.
Mas Falcão não se intimida com a reação revoltada dos adversários. E promete continuar com seus dribles e jogadas desconcertantes. ''É um tipo de provocação que deve acontecer. Serve para cavar uma falta, um cartão, e acho que isto faz a diferença no resultado geral do jogo'', disse o astro brasileiro. ''Via na cara deles (os italianos) que estavam loucos para me matar, mas não chegaram a falar nada''.
De qualquer maneira, Falcão criticou a confusão do último domingo. ''Passou dos limites um pouquinho'', avaliou o jogador brasileiro. ''Não precisa ser daquela forma. A provocação quando você olha diferente, você dá um drible diferente, isto daí é válido para o esporte. Agora, quando passa disso é ruim e a gente espera que não aconteça mais''.
Por conta da expulsão no domingo, o pivô Betão não poderá jogar contra a Ucrânia. Ele, inclusive, corre o risco de sofrer uma punição maior da Fifa, que prometeu se posicionar sobre o caso hoje. Além dele, o Brasil não deve ter o fixo Schumacher, que está pendurado com cartão amarelo e será poupado para não ficar suspenso na semifinal.
Rodada
Além de Brasil x Ucrânia, outros três jogos acontecem hoje, na definição dos últimos dois semifinalistas do Mundial de Futsal - por enquanto, brasileiros e espanhóis já estão garantidos.
No mesmo grupo do Brasil, Irã e Itália se enfrentam às 10h30, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Ambos estão com três pontos, mas a vantagem do empate é italiana, por ter melhor saldo de gols do que os iranianos.
No Grupo F, a Espanha venceu os dois jogos que fez na segunda fase e está classificada para as semifinais. Assim, luta hoje para terminar em primeiro lugar da chave, o que evitaria um provável duelo com o Brasil.
A Espanha enfrentará o Paraguai, a partir das 12h30, em Brasília. E no mesmo horário, Argentina e Rússia fazem o outro jogo da chave, no Rio. A vantagem, no momento, é dos russos, com três pontos, enquanto argentinos e paraguaios somam um cada.