O Cianorte recebe o Juventude (RS) hoje, às 15h30, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, e precisa reverter a vantagem da equipe gaúcha para avançar à terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. No jogo de ida do mata-mata, domingo passado, em Caxias do Sul, o alviverde levou a melhor, venceu por 3 a 1 e ainda quebrou a invencibilidade da equipe paranaense no campeonato.
Para avançar hoje, o Cianorte precisa vencer por uma diferença de pelo menos dois gols desde que o Juventude não faça nenhum. O time gaúcho joga pelo empate e pode até perder por um gol. Se o placar de 3 a 1 for repetido a favor do Cianorte, a decisão vai para os pênaltis.
E para não repetir o ano passado, quando o Cianorte acabou eliminado pelo Oeste já na segunda fase, o técnico Paulo Turra quer ver seu time atuando como na primeira fase, na qual terminou na liderança do grupo 8, com a melhor campanha da competição. O comandante gaúcho mostrou-se bastante insatisfeito com a apresentação de sua equipe no primeiro duelo com os gaúchos e chegou a cobrar publicamente de seus jogadores uma mudança de postura para o jogo desta tarde.
"Foi o pior jogo do Cianorte sob o meu comando", reclamou o treinador, em entrevista ao site oficial do clube durante a última semana. "Fiquei envergonhado, os jogadores sentiram a pressão e jogaram sem intensidade. Exijo uma reação para nos classificarmos no domingo", cobrou Turra, que completou 33 partidas no comando do Leão do Vale no jogo em Caxias do Sul.
Para o confronto de hoje, o técnico não poderá contar com um de seus principais jogadores. O atacante Henrique, artilheiro da equipe no ano com 14 gols, se lesionou no primeiro duelo no Sul e está vetado. Em seu lugar, Turra deve optar pela entrada do experiente Reinaldo para fazer dupla com Diego Dedoné. O ex-atacante de Botafogo e Grêmio tem três gols no torneio.
No Juventude, o técnico Lisca também tem problemas. Sem poder contar com o meia Alan, suspenso pelo terceiro amarelo, ele foi obrigado a mexer na equipe e Francisco Alex foi o escolhido para começar a partida. O atacante Zulu, autor de dois gols na vitória da semana passada, está confirmado. Em compensação, o zagueiro Rafael Pereira, que não esteve em campo na primeira partida, volta ao time.