O Campeonato Paranaense, que terá início neste sábado com o confronto entre Prudentópolis e Atlético, chega à sua 100ª edição em 2014 com um novo formato de disputa. Em virtude da realização da Copa do Mundo, a competição estadual precisou ser encurtada. Com isso, os 12 participantes se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam à fase de mata-mata, que prossegue até a grande final. Já os quatro piores disputarão um quadrangular, em turno e returno, para definir os dois rebaixados à Divisão de Acesso.
Como vem ocorrendo nas últimas temporadas, o Coritiba é o time a ser batido. O Coxa é o atual tetracampeão estadual e entra novamente na disputa como favorito a conquistar mais um troféu, que seria seu 38º na história do Paranaense. Nas quatro primeiras rodadas, a equipe do Alto da Glória será representada por reservas, reforçados pelo atacante Keirrison, enquanto os considerados titulares participam da pré-temporada. A estreia do time principal, que volta a ter como principal estrela o meia Alex, deve ocorrer na sexta rodada, no confronto com o Rio Branco.
O Atlético, terceiro colocado no último Brasileirão, novamente, mandará a campo um time Sub-23. No ano passado, a estratégia deu certo e o Rubro-Negro chegou à decisão, sendo derrotado pelo rival Coritiba. A principal atração do Furacãozinho estará no banco de reservas. O ex-jogador sérvio Petkovic fará sua estreia como técnico. Enquanto isso, o time principal foca atenções na Copa Libertadores.
Time com melhor campanha na somatória dos dois turnos em 2013, o Londrina se reforçou na tentativa de acabar com o jejum de títulos, que já dura 22 anos. Entre os reforços contratados pela SM Sports, gestora do clube, estão o zagueiro Grolli, ex-Grêmio, o volante Rodriguinho, ex-Santos e Atlético-PR, e o meia Rone Dias, destaque do Operário no último Paranaense. Além disso, os atacantes Arthur e Neílson retornaram de empréstimo, dando melhores opções ofensivas ao técnico Cláudio Tencati, que segue contando com o meia-atacante Celsinho no elenco alviceleste.
Apesar de não abrir mão da briga pelo quarto título estadual em sua história, a primeira meta do Tubarão no Estadual é atingir uma pontuação que lhe permita voltar à disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. As duas vagas na competição serão destinadas aos clubes com melhor desempenho na classificação geral, com exceção do Trio de Ferro (Atlético, Coritiba e Paraná Clube), que já disputa as divisões principais do futebol nacional. No ano passado, o Londrina chegou à competição nacional, porém foi eliminado nas oitavas de final pelo Juventude-RS.
Após decepcionarem em 2013, Arapongas e Cianorte modificaram totalmente seus elencos na tentativa de voltar a figurar entre os melhores do Estadual. A meta de ambos também é garantir presença na Série D.
O Paraná Clube também passou por mudanças. Vários jogadores que defenderam o Tricolor na Série B do Brasileiro deixaram a Vila Capanema ao final da última temporada. O comando técnico também terá novidade. Dado Cavalcanti se transferiu para o Coritiba abrindo espaço para a chegada do pouco conhecido Milton Mendes, que estava no futebol português.
Destaques em 2013, J.Malucelli e Operário querem repetir o desempenho e assim ficar com uma das vagas na Série D.
Uma das atrações do campeonato será a presença do Maringá Futebol Clube, time que recoloca a Cidade Canção na elite do futebol paranaense após um hiato de cinco anos. A equipe foi a campeã da Divisão de Acesso em 2013 e subiu junto ao Prudentópolis, que terá como atração o fato de contar com dois técnicos no banco de reservas: Ivair Cenci e Joel Preisner.
Rio Branco e Toledo que fizeram campanhas muito fracas no ano passado entram no campeonato de 2014 com o objetivo de dar mais alegrias a seus torcedores e não passarem por tantos sustos.
Nas páginas 2 e 3, a FOLHA apresenta detalhes das equipes que estarão na briga pelo título paranaense de 2014.

Imagem ilustrativa da imagem CAMPEONATO PARANAENSE - Estadual completa 100 anos com novidades