Imagem ilustrativa da imagem Campeão de bronze
| Foto: Ricardo Chicarelli
Quatro anos depois de Londres, Baby repetiu o bom desempenho em casa e garantiu a segunda medalha na carreira



Rolândia - O judoca Rafael Silva, o Baby, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi homenageado ontem na cidade em que cresceu, Rolândia, com um desfile no alto do caminhão do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros. O veículo partiu da prefeitura e circulou pelas principais vias do município, passando principalmente em frente de escolas e do comércio local. Os vendedores interromperam suas atividades para sacar os seus telefones celulares com câmeras para registrar o acontecimento. A cada estabelecimento de ensino pelo qual ele passava, a empolgação dos alunos foi grande, com centenas de estudantes saudando o herói olímpico que se tornou medalhista de bronze pela segunda vez, mas no coração dos moradores de Rolândia, ele é um atleta de ouro.
Baby passou em frente da escola em que estudou, o Colégio Estadual Souza Naves, no qual foi recebido por centenas de estudantes que não mediram esforços para acenar para o judoca. Além das pessoas perfiladas nas calçadas, havia alunos em cima dos muros e nos galhos de árvores. O vice-diretor do colégio, Fernando Fernandes da Silva, foi professor por dois anos do medalhista. "Ele estudou do pré até o 3º ano do Ensino Médio neste colégio e a gente tem orgulho dele ter passado por aqui", declarou. Fernandes foi professor de Educação Física de Baby e relata que ele era um aluno tranquilo e educado. "Ele é um orgulho para a cidade e cada um daqui sente que faz parte da conquista dele", afirma.
A aluna do Colégio Alfa, Isabela Trentini, 10 anos de idade, também acompanhou o desfile do atleta e gostou muito ver ele de perto. "Mesmo não tendo ganhado medalha de ouro, sei que ele fez o que pôde", expôs. Sua colega, Maria Clara Félix, 9 anos, também ficou muito orgulhosa com a atuação de Baby. "Ele representa a nossa cidade e eu senti muita felicidade com a medalha de bronze dele, porque ele se esforçou muito para chegar lá. Eu gritei muito, muito, muito quando o vi na TV!", disse entusiasmada. Atleta de vôlei, ela revela que pretende disputar uma Olimpíada futuramente.
O retorno de Baby para a cidade também foi uma oportunidade para reencontrar amigos. A nutricionista Patrícia Campaner Piveta revela que conhece o atleta há tempos. "Meu marido estudou com o Rafael e a gente está muito feliz que ele tenha conseguido", apontou antes de abraçar a esposa do atleta.
A avó e mãe de criação do atleta, Palmira Camargo da Silva, 78 anos, estava toda orgulhosa com a conquista de Baby. "Eu vi que a evolução dele foi boa. A gente sempre confia no filho que tem e só espera que tudo dê certo. O objetivo dele é sempre conquistar a medalha e ele conseguiu isso", apontou. Palmira conta que a sensação dessa conquista foi semelhante a quando ele conquistou o bronze em Londres. "Nós fizemos a torcida na Arena Carioca e todo mundo foi uniformizado", relembra. Sua tia Eliana Palmira da Silva, 48 anos, relata que o fato de ganhar no Rio de Janeiro foi muito mais gostoso. "Eu fui em Londres também, mas ganhar em casa é diferente".