A seleção brasileira masculina de vôlei terá um motivado adversário nos jogos comemorativos pela conquista do tricampeonato olímpico. O Brasil enfrentará Portugal, que se prepara para o classificatório do Campeonato Europeu, no Desafio de Ouro, no sábado e domingo, respectivamente, em Curitiba e Brasília. A partida na capital do Estado será realizada no Estádio do Atlético Paranaense, às 16h, e o jogo na capital federal ocorre no Estádio Mané Garrincha, às 10h.

Portugal é comandado por um velho conhecido da torcida verde e amarela. O treinador brasileiro Chico dos Santos assumiu o comando da equipe portuguesa nessa temporada e levou o time europeu ao vice-campeonato da segunda divisão da Liga Mundial. O técnico também tem uma história de sucesso com a seleção brasileira e fez parte da comissão técnica que liderou o Brasil na campanha da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, além de outras conquistas.

Para Chico dos Santos a expectativa de enfrentar o Brasil como preparação para o classificatório do Campeonato Europeu é a melhor possível. O treinador brasileiro espera realizar bons confrontos contra o time do técnico Bernardinho.

"Esse convite é muito importante, pois vamos enfrentar a equipe mais forte do mundo diante de um grande número de pessoas. Essa partida vai dar ritmo de jogo para os nossos jogadores e vamos nos preparar da melhor maneira possível para o classificatório do Campeonato Europeu", disse Chico dos Santos, que também fez questão de parabenizar o Brasil pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

"Fiquei muito contente pelo Brasil ganhar a medalha de ouro porque além de ser a seleção do meu país, conheço e trabalhei com a maior parte dos jogadores. O Bernardo faz um excelente trabalho na seleção e eles mereceram mais esse grande resultado", afirmou.
O treinador ainda comentou sobre a despedida do líbero Serginho da seleção brasileira e elogiou a participação do oposto Wallace nos Jogos Olímpicos.

"É com tristeza que se vê um jogador como o Serginho deixar a seleção, mas compreendo perfeitamente, pois ele está com 40 anos, tem três filhos e quer curtir a família. Ele ainda tinha condições de continuar porque é um líbero fenomenal. O Serginho e o Wallace foram os melhores no Rio", avaliou.