Segundo o secretário Eduardo Cazarim, evento possibilitou a reestruturação dos espaços esportivos do município
Segundo o secretário Eduardo Cazarim, evento possibilitou a reestruturação dos espaços esportivos do município | Foto: Celso Luís/JEPs



A cidade de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, sedia a partir desta sexta-feira (11) a fase final B da 64ª edição dos JEPs (Jogos Escolares do Paraná). A competição prossegue até o dia 19 e reúne as melhores equipes, que se classificaram nas fases regionais. Mais de 6 mil pessoas entre dirigentes, coordenadores, árbitros e atletas participam do evento.

Serão 3,5 mil atletas de 12 a 14 anos que vão disputar 17 modalidades em busca de uma vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre em Curitiba, em setembro. Os JEPs terão representantes de 32 núcleos de educação do Estado.

De acordo com o secretário municipal de Esportes de Cambé, Eduardo Cazarim, a realização do Jogos, além de movimentar a economia e divulgar a cidade, é importante também para a reestruturação dos espaços esportivos do município. "É a primeira vez que Cambé recebe uma fase final dos JEPs e é o maior evento esportivo que a cidade abriga nos seus 70 anos", frisou. "Significa também a retomada de investimento de manutenção nos nossos espaços como pintura, iluminação, colocação de alambrados, traves e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das modalidades".

O governo estadual é responsável pelos custos de arbitragem e refeição nos Jogos e o município cede os locais para as disputas e administra a logística e a coordenação do evento. Os JEPs serão disputados em 20 praças esportivas e o refeitório foi instalado no Parque Ney Braga, em Londrina. "A expectativa é muito grande. Cambé está preparada, tem boa estrutura física e teremos um grande evento na cidade", afirmou a coordenadora geral dos JEPs, Márcia Tomadon. A cerimônia de abertura ocorre nesta sexta às 19h no Parque Zezão. As disputas começam no sábado (12).