O vistoriador Danilo Carvalho, da empresa contratada pela CBF: elogios à estrutura do Café e da SM Sports
O vistoriador Danilo Carvalho, da empresa contratada pela CBF: elogios à estrutura do Café e da SM Sports | Foto: Anderson Coelho



O Estádio do Café e o CT da SM Sports foram vistoriados na segunda-feira (11) por representantes da CBF, que vieram analisar as condições dos locais que são utilizados pelo Londrina para jogar o Campeonato Brasileiro. A meta da Confederação Brasileira de Futebol é padronizar os campos de jogos e treinamento quanto à segurança, estrutura, equipamentos, conforto e acesso do público.

A primeira visita ocorreu no período da manhã no Centro de Treinamentos, que foi aprovado e recebeu muitos elogios. "Realmente é um dos melhores do Brasil e gostei muito do que vi. Com alguns pequenos detalhes ele ficará ainda melhor. Mas, o Londrina e a cidade estão de parabéns porque é muito bom mesmo", afirmou Danilo Carvalho, diretor da SD Plan, empresa especializada em arquitetura esportiva e contratada pela CBF para coordenar este trabalho de vistoria em todos os estádios que abrigam jogos das Séries A e B do Brasileiro.
Em relação ao estádio do Café, Carvalho ressaltou que houve uma melhora na manutenção geral em relação às visitas anteriores e que o gramado está em boas condições, apesar de não ser o foco principal neste momento. "Observamos que o sistema de irrigação e o de drenagem funciona bem", frisou.

A orientação da CBF a partir de 2018 é que os estádios só sejam utilizados no dia do jogo para a preservação do gramado. Por isso também a preocupação em melhorar a estrutura dos CTs. "Queremos que os treinos sejam nos CTs e se faça apenas o reconhecimento um dia antes. Até mesmo o aquecimento a orientação é que seja feita nos vestiários e o Café possui este espaço", lembrou Carvalho.

Especialista pontua adequações "simples" no Café, como instalação de portinholas para facilitar saída do público em momentos de tensão
Especialista pontua adequações "simples" no Café, como instalação de portinholas para facilitar saída do público em momentos de tensão



Segurança
Em relação à segurança do torcedor, o especialista apontou que por se tratar de um estádio antigo e de ter sido construído sob a perspectiva de um estádio olímpico, o fosso entre a arquibancada e o gramado acaba causando uma dificuldade em momentos de pânico. "Em ocasiões de tumulto o meio do gramado acaba sendo um ponto de apoio para quem está na arquibancada e o torcedor precisa invadir o campo para se proteger. Por isso é preciso haver pontos de acesso pelo fosso como portinholas, por exemplo. É uma obra pequena e possível de se adequar", revelou.

Danilo Carvalho reconheceu que em estádios públicos como o Café há uma dificuldade maior para a realização de adequações em razão dos problemas financeiros dos municípios e dos estados. Para o engenheiro o melhor caminho é uma PPP (Parceira Público Privada). "O que temos hoje é um custo para o município, que não tem como pagar, e uma praça que não atende às exigências do clube, que fica impedido de investir", ressaltou. "Em uma PPP legal o privado pode explorar todo potencial do equipamento e o público não precisa tirar dinheiro do seu caixa".

O relatório final da vistoria é encaminhado à CBF, que notifica os clubes sobre a necessidade de melhorias. Em casos mais graves, os estádios podem até ser impedidos de receber jogos no Brasileiro. "Este licenciamento dos estádios é uma garantia que temos hoje de que todos têm as mesmas dimensões, qualidade de iluminação e segurança, o que melhora o produto futebol", afirmou Carvalho.