Imagem ilustrativa da imagem Brasileirão - Para engrenar
| Foto: Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo



São Paulo – Depois de vencer o Vasco por 1 a 0 e encerrar uma série de nove jogos sem vitória, o São Paulo ensaia o próximo passo da reação às 20 horas desta segunda-feira, diante do Grêmio, no estádio do Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe busca a segunda vitória seguida, sequência que foi conquistada pela última vez há dois meses, quando superou Avaí e Palmeiras.

Se vencer, deixará a zona de rebaixamento depois de cinco rodadas. Para o técnico Dorival Junior, virar o primeiro turno fora da zona da degola é importante do ponto de vista emocional. Um dos problemas que o treinador identificou foi o peso psicológico das últimas posições.

A única dúvida na escalação é a escolha do substituto do atacante Wellington Nem, com dores no ombro direito. Dorival testou Lucas Fernandes e Marcinho, que tem mais chances de começar a partida. Na lista de relacionados, o lateral-direito argentino Buffarini é a única novidade. O zagueiro uruguaio Diego Lugano, suspenso com três cartões amarelos, abriu uma vaga de estrangeiro para o jogo.

Os outros jogadores que também seguem sem condições são o goleiro Denis, com uma tendinite no ombro esquerdo, o zagueiro Aderllan e o meia Maicosuel, que ainda aprimoram a forma física, além do atacante Morato, que passou por cirurgia no joelho direito. Os recém-contratados Hernanes e Marcos Guilherme ainda passarão por exames médicos no início da próxima semana e não têm data para estrear pela equipe são-paulina.

Segredos gremistas
O técnico Renato Gaúcho manteve o costumeiro mistério e não revelou para a imprensa quais serão os titulares para a partida contra o São Paulo. A escalação do atual vice-líder da competição deverá ser confirmada somente uma hora antes do duelo.

O comandante gremista entende que manter o sigilo sobre as suas ideias são uma forma de não dar vantagem desnecessariamente ao adversário. Dois desfalques são certos, o atacante paraguaio Lucas Barrios, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Rafael Thyere, com um entorse no tornozelo. Outros três importantes jogadores do grupo gremista podem retornar no duelo de hoje: o zagueiro Pedro Geromel, o volante Ramiro e o atacante Pedro Rocha.

Em São Paulo

SÃO PAULO
Renan Ribeiro, Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Jonatan Gomes, Cueva e Lucas Fernandes (Marcinho); Lucas Pratto. Técnico: Dorival Junior

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kanemann e Bruno Cortez; Michel, Ramiro e Arthur; Fernandinho (Everton), Luan e Pedro Rocha. Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG)
Horário: 20 horas
Local: Estádio do Morumbi