São Paulo - A brasileira Geisa Arcanjo, 18, é a nova campeã mundial do arremesso do peso juvenil. Ela ganhou a medalha de ouro na final da prova no Campeonato Mundial Juvenil, em Moncton, no Canadá.
Na terceira tentativa, Geisa lançou o peso a 17,02 m e superou a chinesa Qianqian Meng, líder do ranking mundial da categoria. Outra chinesa, Shuang Cui, completou o pódio.
Confirmada a vitória, a atleta comemorou bastante e deu a volta olímpica com bandeira do Brasil. ''Não acredito que consegui esse resultado para o Brasil. Esta não é a minha melhor marca, mas foi suficiente para ganhar (a medalha de ouro). Agora preciso treinar para o Pan-Americano'', vibrou a brasileira, se referindo aos Jogos de Guadalajara, em 2011.
Para o treinador chefe da delegação, João Paulo Alves da Cunha, depois da qualificação, era esperado um bom resultado. ''Foi um grande resultado, a Geisa estava bem consciente, tranquila e bem focada'', afirmou.
Geisa compete pelo ASA-Sertãozinho e treina com Fátima Germano no CNT Caixa Sesi, em Uberlândia (MG). Ela tem como melhor marca 17,11 m, recorde brasileiro juvenil, obtida no Rio de Janeiro, em maio. A atleta foi medalha de bronze no Pan-Juvenil-2009, em Porto de Espanha, em Trinidad e Tobago.
A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) divide as categorias menores do atletismo como ''junior'' (até 19 anos, chamada de juvenil no Brasil) e ''youth'' (até 17 anos, conhecida como ''menores'' entre os brasileiros).