Londrina, PR, 02 (AE) - Jogando com muita personalidade
a seleção brasileira derrotou seu mais tradicional rival, a Argentina, por 4 a 2, hoje, em Londrina, e deu um passo muito importante para a classificação para o torneio de futebol da Olimpíada de Sydney. Mais uma vez, o atacante Ronaldinho Gaúcho foi o destaque do Brasil. Ele marcou três gols e é o artilheiro do Pré-Olímpico com oito gols. Na sexta-feira, o Brasil enfrenta o Chile, que bateu o Uruguai por 4 a 1. A seleção foi a principal responsável pela classificação dos chilenos para o quadrangular decisivo graças à goleda por 9a 0 sobre a Colômbia. Quem vencer do confronto Brasil x Chile estará praticamente classificado para os Jogos Olímpicos.
O encontro dos dois tradicionais rivais levou muita gente ao Estádio do Café, em Londrina. Houve superlotação do estádio e muita gente não pode entrar para acompanhar a partida - vários torcedores voltaram para casa com ingresso na mão. Tanto interesse não era por acaso: o jogo foi muito empolgante.
O Brasil tomou a iniciativa da partida, ficando a Argentina com a opção dos contra-ataques. Ronaldinho quase abre a contagem no primeiro minuto de jogo. Mas foi em um erro de marcação da defesa brasileira que os argentinos deram início à emocionante corrida pela vitória. Aos cinco minutos de jogo, Riquelme arriscou um chute a gol. A bola rebateu na zaga do Brasil e sobrou para Romeo, livre, fazer 1 a 0 para os adversários.
A seleção não perdeu a calma com o gol argentino. Graças ao talento do capitão Alex, o Brasil empatou o jogo aos 18 minutos. Alex recebeu a bola no meio, driblou o volante Cambiasso e, ao perceber que o goleiro Bizarri estava levemente adiantado, colocou a bola com precisão. Dois minutos depois, Alex serviu Edu na direita. O meia do São Paulo cruzou de primeira na cabeça de Ronaldinho Gaúcho: 2 a 1.
Nem deu tempo para comemorar. Aos 21 minutos, a Argentina empatou a partida com um gol de cabeça de Cambiasso. Enquanto o ataque brasileiro apresentava um aproveitamento impressionante, a defesa compensava negativamente descuidando da marcação dos argentinos.
Aos 35 minutos, o Brasil justificou a melhor atuação no primeiro tempo chegando ao terceiro gol. A jogada mais uma vez foi feita pela direita. Baiano cruzou na área, Fabiano desviou e Ronaldinho completou, de cabeça. A situação se inverteu no segundo tempo. Foi a vez da Argentina pressionar o Brasil e a seleção nacional ficar esperando e melhor hora de contra-atacar. Os jogadores passaram a sentir o desgaste e o ritmo da partida diminuiu. Sentindo o sufoco do adversário, o meia Fabiano passou a incitar a torcida a apoiar o Brasil. O alívio veio aos 32 minutos: Ronaldinho Gaúcho, cobrando falta com perfeição, confirmou a superioridade brasileira marcando 4 a 2. A Argentina chegou a assustar quando Saviola chutou uma bola na trave. Ficha Técnica: Brasil 4 x 2 Argentina. Gols: Romeo aos 5, Alex aos 18, Ronaldinho Gaúcho aos 20, Cambiasso aos 21 e Ronaldinho Gaúcho aos 35 minutos do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho aos 32 minutos do segundo tempo. Brasil Fábio Costa; Baiano, Fábio Bilica, álvaro e Athirson; Marcos Paulo, Fabiano, Edu (Mozart) e Alex; Ronaldinho e Lucas (Warley). Técnico Wanderley Luxemburgo. Argentina Bizarri; Cufrê, Alessandria e Milito; Discher (Pereira), Cambiasso, Scaloni, Aimar (Messera) e Riquelme; Quintana (Saviola) e Romeo. Técnico Jose Pekerman. Juiz Carlos Amarilla (PAR). Cartão amarelo Lucas e Milito. Renda R$ 405.180,00. Público 38.006 pagantes. Local - Londrina.