O Brasil terá sete representantes na próxima edição do Rally Dakar, que completará 40 anos em 2018. Os pilotos brasileiros vão competir em três das cinco categorias em disputa: carros, quadriciclos e UTVs - as outras duas são motos e caminhões. A competição será realizada entre os dias 6 e 20 de janeiro, novamente na América do Sul.

Jorge Wagenfuhr e Idali Bosse (Mitsubishi Triton) vão representar o Brasil nos carros, enquanto as duplas formadas por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am) e José Sawaya e Marcelo Haseyama (Polaris) estarão nos UTVs. E Marcelo Medeiros (Yamaha), vai competir nos quadriciclos.

Os sete pilotos vão competir entre Peru, Bolívia e Argentina, segundo confirmou a organização nesta quarta. Ao lançar oficialmente a competição, em Paris, aposta das diferenças de trajetos entre os dois países para propor desafios aos pilotos das cinco categorias.

Segundo a organização, as diferenças de geografia, de condições de corrida e também de clima devem apresentar grandes obstáculos aos pilotos ao longo das três semanas de competição.

O Rally Dakar contará com 525 competidores e cerca de 337 veículos, sendo 190 motos e quadriciclos, 105 carros e 42 caminhões. Pilotos e equipes de 54 países estarão na disputa. Entre eles estarão os favoritos franceses Sebastien Loeb, Stéphane Peterhansel e Cyril Despres e os espanhóis Carlos Sainz e Nani Roma.

A largada da edição 2018 será em Lima, no Peru, no dia 6 de janeiro. Será um trajeto de 272 quilômetros entre Lima e Pisco. De lá, os competidores seguirão até a Bolívia para encerrarem o trajeto na Argentina. A última etapa será finalizada em Córdoba, no dia 20 de janeiro.