Seleção não saiu do zero no último jogo de 2017
Seleção não saiu do zero no último jogo de 2017 | Foto: Adrian Dennis/AFP



Londres - O primeiro desafio da seleção brasileira na Europa sob o comando do técnico Tite acabou em um empate sem gols morno contra o time misto da Inglaterra. Jogando em Londres em um estádio de Wembley quase lotado, em seu último confronto do ano, a equipe nacional não conseguiu furar as sólidas linhas defensivas inglesas nesta terça-feira (14). O treinador Gareth Southgate posicionou os seus jogadores em seu próprio campo, apostando nos contra-ataques, que não levaram perigo, mas que bloquearam a movimentação ofensiva de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Depois de uma vitória sem brilho por 3 a 1 sobre o Japão, em Lille, na França, Tite esperava um espírito de Copa do Mundo em seus jogadores. Empenho de fato não faltou. Em todo o primeiro tempo, o Brasil teve maior posse de bola e dominou as ações ofensivas. Mas em nenhum momento conseguiu resolver de forma eficiente nos últimos metros da defesa adversária usando o talento individual de Neymar, Gabriel Jesus ou Philippe Coutinho. Diante de uma defesa sólida, formada por Maguire, Stones e Gomez, as infiltrações não deram certo.

A solução encontrada para equacionar a troca de passes na intermediária foi apostar em chutes de longa distância. Aos 11 minutos, a marcação sob pressão na saída de bola da Inglaterra surtiu efeito, e Jesus, de cabeça, teve a melhor chance do Brasil, obrigando Hart a boa defesa.

A Inglaterra ameaçou em raras oportunidades, como aos 17 minutos, pela esquerda, quando Rashford fez jogada individual, avançou sobre a marcação e mandou um chute forte de fora da área, para defesa firme de Alisson.

Na segunda etapa, o jogo se tornou mais franco, mas ainda assim sem objetividade. Em arrancada individual, Fernandinho avançou no centro do campo e, sem marcação, chutou forte e rasteiro de fora da área, acertando a trave direita de Joe Hart, na jogada mais perigosa da partida. Na sequência, Willian recebeu de Marcelo dentro da área, mas foi bloqueado no momento do chute. Aos 43, a Inglaterra respondeu com Solanke, que recebeu cruzamento na entrada da pequena área e obrigou Alisson a uma grande saída.

EM LONDRES

Inglaterra 0
Joe Hart; Maguire, Stones e Gomez; Walker, Loftus-Cheek (Lingard), Dier, Livermore (Rose) e Bertrand (Young); Rashford (Abraham) e Vardy (Solanke)
Técnico: Gareth Southgate

Brasil 0
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho), Philippe Coutinho (Willian) e Neymar; Gabriel Jesus (Roberto Firmino)
Técnico: Tite

Árbitro: Artur Manuel Ribeiro Soares Dias (Portugal)
Estádio: Wembley