Claudemir Scalone
De Londrina
A Seleção Brasileira foi mal diante de seu primeiro obstáculo no Torneio Pré-Olímpico de Futebol, na busca de uma das duas vagas sul-americanas para a Olimpíada de Sydney. A equipe do técnico Wanderley Luxemburgo apenas empatou com o Chile em 1 a 1 – gols de Alex e Pizarro – decepcionando as mais de 40 mil pessoas presentes ontem à noite no Estádio do Café. O resultado foi muito comemorado pelos chilenos, que chegaram a sufocar o Brasil em alguns momentos. A seleção deixou o gramado sob vaias.
No jogo preliminar, a Colômbia goleou a do Equador por 4 a 2 e lidera o Grupo A com três pontos. Brasil e Chile somam um ponto.
A cerrada marcação chilena e a pouca movimentação do ataque brasileiro tornaram o primeiro tempo truncado e cheio de faltas. A ponto de o volante Mozart receber cartão amarelo por uma entrada dura por trás de um chileno.
Com pouco espaço para a criação, a solução eram os arremates a gol de longa distância. Aos 7 minutos, Ronaldinho tentou encobrir o goleiro chileno. A bola passou à esquerda de Di Gregorio.
Outro problema enfrentado pela seleção foi o pouco apoio dos laterais ao ataque. A exemplo dos amistosos, o lateral-direito Mancini jogou timidamente. Sua única jogada de linha de fundo morreu nos pés de um defensor chileno.
Do lado esquerdo, onde a seleção concentrou mais o jogo, Fábio Aurélio também não se atreveu muito no apoio. Em seu melhor lance, aos 11, o lateral recebeu passe de Ronaldinho e cruzou para Fábio Júnior. Entretanto, o atacante não teve domínio e acabou cometendo falta.
O meia Alex, ‘capitão’ do time, também não produziu o que dele se espera, como a boa distribuição de bola e os lançamentos de média e longa distância.
Quem mais brilhou foi Ronaldinho. Aos 35 ele acertou o travessão do Chile numa cobrança de falta da entrada da área. Aos 37, trocou passes com Mozart e rolou para Alex chutar forte: Di Gregorio espalmou a escanteio.
Os brasileiros voltaram mais acesos na etapa final, principalmente o meia Alex. Em dois minutos, o capitão do Brasil quase chegou ao gol. A um minuto, ele arriscou de longe e Di Gregorio esticou-se para colocar a escanteio. Aos 3, Alex fez ótima jogada driblando dois defensores e o goleiro chileno, mas concluiu fraco de pé direito facilitando o trabalho de Contreras. Pouco depois, Fábio Aurélio recebeu cartão amarelo por falta por trás em Pizarro.
O alívio da torcida e do técnico Wanderley Luxemburgo veio aos 18 minutos. Ronaldinho recebeu de Mozart e deixou Alex na cara do gol. O meia deu um leve toque encobriu o goleiro e abriu o placar, fazendo explodir a torcida. O técnico Luxemburgo que já ensaiava colocar Edu no time, recuou após o gol.
O sinal de que o Chile não estava morto foi dado por Tapia, que quase empatou o jogo aos 21. Aos 30, Fabiano entrou duro na perna de Ormazabal e recebeu cartão amarelo. Aos 32, o lateral Tello arriscou de longe e Sílvio Luis soltou demonstrando nervosismo. Aos 34, Pizarro apanhou uma sobra de bola e fez um golaço num chute de fora da área que acertou o ângulo esquerdo de Sílvio Luis.
Luxemburgo tentou consertar o time colocando Edu no lugar do improdutivo Mancini. Entretanto, o panorama da partida não mudou. O Chile fez o suficiente para segurar a bola e garantir o empate.

FICHA TÉCNICA
Brasil 1
Sílvio Luis; Mancini (Edu), Fábio Bilica, Álvaro e Fábio Aurélio; Baiano, Mozart, Fabiano e Alex; Fábio Júnior e Ronaldinho Gaúcho (Warley). Técnico: Wanderley Luxemburgo
Chile 1
Di Gregorio; Maldonado, Contreras e Olarra; Alvarez (Reynero), Melendez, Ormazabal, Pizarro e Tello; Tapia (Neira) e Navia (Gutierrez). Técnico: Nelson Acosta
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Estádio: Café, em Londrina
Renda: R$ 405.840,00
Público: 40.095 pagantes
Gols: Alex aos 18 e Pizarro aos 34 do 2º