Imagem ilustrativa da imagem Brasil disputa ouro na areia
| Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP
Tradição: desde que a modalidade entrou nos Jogos, ao menos uma dupla brasileira chega à final



Rio de Janeiro - Os brasileiros Alison, 30, e Bruno Schmidt, 29, venceram na tarde de ontem a dupla holandesa Brouwer e Meeuwsen, por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 21/23 e 16/14), e estão classificados para a final do vôlei de praia nos Jogos do Rio. A decisão ocorre amanhã a partir das 23h59.
Assim, o Brasil mantém uma tradição: desde que a modalidade entrou nos Jogos Olímpicos, em Atlanta-1996, ao menos uma dupla brasileira disputa a medalha de ouro nas areias.
O próprio Alison foi finalista em Londres-2012, ao lado de Emanuel, e ficou com a prata. Bruno, sobrinho do ex-jogador de basquete Oscar, estreia em Olimpíadas.
No equilibrado jogo contra os holandeses, Alison e Meeuwsen fizeram um duelo à parte. Com 2,03 m, o capixaba apelidado de Mamute parou o ataque adversário doze vezes nesta semifinal, enquanto o holandês de 2,07 m conseguiu dez.
Além da força em quadra, era Alison também quem agitava a torcida na arena em Copacabana, sempre pedindo gritos e aplausos em momentos mais tensos do jogo, como nos quatro match-points salvos pelos holandeses no segundo set. Após o péssimo final de set anterior, os brasileiros voltaram a atuar bem para fechar o terceiro e o jogo.
Na decisão, eles enfrentam os vencedores da partida entre a dupla italiana Nicolai/Lupo e a russa Semenov/krasilnikov.
Em cinco edições do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos, somados homens e mulheres, o Brasil tem dois ouros, seis pratas e três bronzes.

FEMININO
As brasileiras Larissa Maestrini, 34, e Talita Rocha, 33, foram derrotadas pelas alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 a 0 e saíram da disputa pelo ouro.
A dupla joga amanhã à noite pelo bronze, contra a dupla perdedora do confronto entre as também brasileiras Ágatha/Bárbara e as americanas Kerri Walsh Jennings e April Ross, partida disputada no início da madrugada de hoje.