Kyoto, Japão - A seleção brasileira masculina de vôlei venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 31/29, 25/23 e 25/23, ontem, em Kyoto, no Japão, e assumiu a liderança isolada da Copa dos Campeões. Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e ficou dois à frente da Itália, que foi surpreendida nesta segunda rodada e perdeu para o Irã por 3 a 2.
Também na rodada desta quarta-feira, a Rússia, atual campeã olímpica e da Liga Mundial, somou a sua primeira vitória na competição. Depois da derrota para a Itália na estreia, a seleção russa se recuperou e ganhou do anfitrião Japão por 3 a 0. Assim, chegou aos três pontos e ocupa o terceiro lugar na classificação geral, com a mesma pontuação dos Estados Unidos.
Agora, depois da disputa das duas primeiras rodadas em Kyoto, a Copa dos Campeões tem uma folga geral nesta quinta-feira e parte para Tóquio, onde acontecem as três últimas rodadas nos três dias seguintes. Assim, o Brasil volta à quadra nesta sexta, quando enfrenta o Japão, a partir das 8h10 (horário de Brasília). Depois, ainda pega Rússia (sábado) e Itália (domingo).
O principal destaque brasileiro na vitória sobre os norte-americanos foi o ponteiro Maurício Borges, maior pontuador do time, com 13 acertos, sendo que ele ainda foi eleito o melhor em quadra pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). O oposto Wallace, com 12 pontos, e o central Sidão, com nove, também estiveram bem. Anderson Matthew, dos Estados Unidos, terminou com 17 pontos.
"Jogar contra os Estados Unidos é sempre muito complicado. O time deles é bem certinho, trabalha muito bem no saque e no passe e, taticamente, é difícil de jogar contra. Mas estou feliz pela vitória. Não tem nada mais importante do que levar os três pontos na segunda partida consecutiva", disse Maurício Borges, feliz também pela sua atuação individual diante dos norte-americanos.
"Foi um 3 a 0 com cara de 3 a 2. Todos os sets foram lá em cima, jogados até o último ponto, literalmente. Taticamente o nosso time soube sair de determinadas situações de dificuldade e isso foi importante. Jogamos contra uma grande equipe e esse é um torneio equilibrado. O Irã venceu a Itália, que havia vencido a Rússia. Esse é o cenário do voleibol masculino mundial", concluiu o técnico Bernardinho.