O Barcelona caiu em uma chave muito complicada na Liga dos Campeões, junto com Manchester City, Borussia Moenchengladbach e Celtic, no sorteio realizado nesta quinta-feira, em Mônaco, que também marcou o reencontro entre Atlético de Madri e Bayern de Munique, adversários nas semifinais da última edição.

Barça e City já se enfrentaram nas oitavas da Champions em duas ocasiões, em 2014 e 2015 e o resultado final sempre foi o mesmo: classificação dos catalães.
O time de Manchester costuma dar azar no sorteio: já havia caído no 'grupo da morte' em 2012, 2013 e 2015. "Não vou chamar esse sorteio de pesadelo porque vamos disputar uma competição incrível e estamos muito felizes por estarmos aqui. Será mito difícil, mas chegamos às semifinais na temporada passada e também queremos ir longe nesta edição", afirmou Txiki Begiristain, diretor de futebol do City.

O duelo com os catalães no Camp Nou, no dia 19 de outubro, deve proporcionar um grande momento de emoção para Pep Guardiola, novo técnico dos 'Citizens', que ganhou todos os títulos possíveis com o Barça, tanto como jogador quanto no comando da equipe.
Campeão europeu em 1967, o Celtic avançou à fase de grupos aos trancos e barrancos, e ganhou outra oportunidade de enfrentar Messi e companhia. Em 2013, também caiu no grupo do Barça, e perdeu os dois jogos, o primeiro por 1 a 0, na Escócia, e o segundo por 6 a 1, na Catalunha, com direito ao primeiro 'Hat Trick' de Neymar na Europa. Na época, o jovem zagueiro Kieran Tierney, de apenas 19 anos, era gandula no Celtic Park. "Eu me lembro ter achado tudo isso incrível. Agora, é minha vez!", comemorou.

Outro grupo que promete disputa acirrada é o D, que terá o poderoso Bayern de Munique e o Atlético de Madri, que se enfrentaram nas semifinais da última edição, com classificação do time espanhol para a decisão. "Estou muito feliz com a perspectiva de enfrentar duas vezes o Atlético. Será um aperitivo do mata-mata e queremos nos classificar em primeiro lugar do grupo", avisou o goleiro do time bávaro, Manuel Neuer.

O PSV Eindhoven, que só foi eliminado nos pênaltis pelos 'colchoneros' nas oitavas de final da última edição, corre por fora, e o estreante Rostov não deve esperar muita coisa.
Leicester dá sorteO atual campeão Real Madrid também enfrentará um velho conhecido alemão, o Borussia Dortmund, um dos times mais fortes do pote 2 do sorteio, no grupo F, junto com Sporting de Lisboa e Légia Varsóvia. Os 'merengues' foram eliminados pelo Borussia nas semifinais de 2013 e deram o troco no ano seguinte, nas quartas de final.

"Para nós, o confronto com o Real já é praticamente um clássico. Ficamos muito felizes com a ideia de enfrentar o atual campeão", reagiu Thomas Tuchel, treinador do time alemão.
Paris Saint-Germain e Arsenal também prometem dois duelos interessantes, mas não devem ter problemas para sair do grupo A, com Basel e Ludogorets lutando certamente pelo terceiro lugar, valendo vaga no mata-mata da Liga Europa.

Além de ter a vantagem de ser cabeça de chave por ser campeão nacional, o Leicester, que surpreendeu a todos ao ganhar a Premier League, ainda deu sorte no sorteio: os 'Foxes' enfrentarão Porto, Bruges e Copenhague no grupo G, talvez o mais fraco do torneio.
"Mais uma vez, eu diria que corremos por fora. Por isso vamos ter que lutar por cada ponto. Quero ver meus jogadores dar 100% contra os melhores times da Europa para deixar nossa torcida orgulhosa", comentou o técnico do Leicester, Claudio Ranieri.

Outra chave menos 'badalada' é a B, com Benfica, Napoli, Dínamo Kiev e Besiktas. Os napolitanos podem ser considerados os favoritos, apesar de ter saído do pote 2.
Um dos grupos mais equilibrados é o E, com CSKA Moscou, Bayer Leverkusen, Tottenham e Monaco.

Na chave H, o Juventus reencontra o Sevilla, que já enfrentou no 'grupo da morte' do ano passado, com Manchester City e Borussia Moenchengladbach. Na ocasião, o time andaluz ficou em terceiro lugar e acabou conquistando o tricampeonato na Liga Europa. Desta vez, porém, o mata-mata da Champions parece mas acessível, embora o Lyon seja outro concorrente sério para a vaga. O Dínamo Kiev deve ser mero figurante.

Imagem ilustrativa da imagem Barça e City estão no grupo da morte da Champions