Segundo a organização, média tem sido de 85 a 100 pilotos participantes
Segundo a organização, média tem sido de 85 a 100 pilotos participantes | Foto: Divulgação



Uma das mais tradicionais provas do automobilismo nacional, as 500 Milhas de Londrina abrem a programação da sua 26ª edição nesta quinta-feira (23) no Autódromo Ayrton Senna, com os primeiros treinos livres. Segundo Beto Borghesi, um dos organizadores do evento, a média de participação tem sido de 85 a 100 pilotos.

"Ficamos muito orgulhosos porque são poucas provas que têm a longevidade das 500 Milhas e que não têm nenhum furo, é sempre todo ano, enquanto muitas provas tradicionais acabaram. É uma prova de repercussão nacional, 90% dos pilotos são de fora, e os três dias de evento movimentam Londrina e trazem recursos para a cidade", afirma Borghesi.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h55, além dos treinos livres dos sete grupos das 500 Milhas, têm início os treinamentos da penúltima etapa da temporada 2017 do Brasileiro de Turismo 1600, disputado com carros 1.6 fabricados no Mercosul, iguais aos modelos de rua, porém modificados para melhor performance e maior segurança.

Na sexta-feira (24), os treinos livres seguem até a tarde, e às 16h25 têm início os classificatórios. A partir das 20 horas, será realizado o treino classificatório noturno, com duração de uma hora. No sábado (25), as duas baterias do Brasileiro de Turismo 1600 têm largada às 10h30 e 13h10. Às 13h50, os boxes serão liberados para visitação do público, que poderá chegar mais perto dos carros e conhecer os pilotos. Às 16 horas, será dada a largada das 500 Milhas, que terão 263 voltas e até sete horas de duração.

A entrada é gratuita em todos os dias. "Enfatizamos que o paddock será liberado para quem quiser fugir do sol forte ou da chuva", lembra Borghesi. O evento tem supervisão da FPA (Federação Paranaense de Automobilismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e apoio da FOLHA.