Três londrinenses brilharam no 13º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, disputado entre os dias 3 e 11 deste mês, no Complexo Esportivo Célio de Barros, no Rio de Janeiro. O campeonato contou com atletas com mais de 35 anos e os londrinenses medalhistas foram Cláudio Bertolino, Walter Ney e Kiyomi Nakagawa Suzuki. Participaram atletas de 10 países da América do Sul, além de convidados dos Estados Unidos, México, Porto Rico, Aruba, Japão, República Tcheca e Inglaterra.
Bertolino, que é atleta olímpico e representa a Academia PSTC Sports, bateu dois recordes sul-americanos na marcha atlética. Ele compete na categoria 40/45 anos e terminou a prova dos 5.000m em 22min26s e os 10.000m em 45min47s, ambas em primeiro lugar. Bertolino teve o patrocínio da Fundação de Esportes de Londrina e tem como principal meta participar do próximo Mundial de Atletismo Master, na Itália.
Já Walter Ney (categoria 45/49 anos) conquistou ouro no revezamento 4x100m e bronze no salto em distância. E a vetarana Kiyomi Nakagawa Suzuki, 60 anos, foi premiada com ouro no arremesso de peso, no lançamento de disco e de dardo (60/65 anos). Outro londrinense na competição foi Alberto Carneiro Borges, nas provas de 1.500 e 5.000m. Borges tem os apoios de Sinamed, Viação Garcia, Aeslo e Assesa/Curitiba.
Bertolino e Walter Ney são diretores da Associação Paranaense de Atletismo Máster (Apram). As competições da categoria seguem as mesmas regras das provas olímpicas e são regulamentadas pela IAAF, a Federação Internacional de Atletismo.
Ribeirão do Pinhal - Outro atleta da região no Sul-Americano foi Antônio Lucindo, de Ribeirão do Pinhal, que já foi atleta de ponta da Funilense (SP) e do Vasco da Gama (RJ) e faturou três medalhas de ouro: no salto triplo e em distância e no revezamento 4 x 100m. Também ganhou a prata nos 100m rasos. Lucindo ainda é dono do recorde paranaense no salto em distância, obtido em 1991.