Londres - O Arsenal tropeçou ao empatar sem gol com o Middlesbrough, neste sábado (22), pela 9ª rodada do Campeonato Inglês, mas o ponto somado serviu para assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança da competição.

Os "Gunners" inciaram a rodada na vice-liderança com os mesmos 19 pontos do líder Manchester City, que recebe no domingo o Southampton (oitavo) e que agora está na segunda colocação, com um ponto a menos. Em caso de vitória, acabando com a sequência de quatro jogos sem vencer em todas as competições, a equipe de Josep Guardiola voltará ao topo da tabela de maneira isolada. Com isso, o sentimento para o Arsenal acabou sendo amargo pela oportunidade desperdiçada de colocar mais pressão no City.

A equipe de Arsène Wenger vinha de seis vitórias consecutivas na Premier League, mas acabou esbarrando na brilhante atuação do goleiro do Middlesbrough, o espanhol Victor Valdés, ex-Barcelona.

Mais cedo, o Tottenham também não conseguiu balançar as redes, ficando no 0 a 0 com o Bournemouth, desperdiçando a oportunidade de assumir a liderança provisória do Campeonato Inglês. Para o Tottenham este foi o terceiro empate consecutivo, dois pela Premier League e outro pela Liga dos Campeões, na última terça-feira diante do Bayer Leverkusen (0-0). Os "Spurs" do técnico argentino Mauricio Pochettino dominaram a partida, mas não criaram grandes chances de gol.

O duelo de maior destaque da 9ª rodada da Premier League será disputado neste domingo em Stamford Bridge, onde o Chelsea reencontrará seu ex-técnico, o português José Mourinho, hoje no Manchester United.