Medalha de prata na categoria 53 kg nos Jogos Mundiais Militares, a taekwondista Talisca Reis acredita que ganhou muito com a experiência de ter se tornado uma atleta militar. ''Foi uma experiência extraordinária. Aprendi muito'', resumiu a lutadora de 21 anos.
Talisca passou dois meses com a equipe militar. Metade desse tempo, ela treinou na Universidade das Forças Armadas (Unifa). A outra metade dos trabalhos foi no México, onde será disputado o Pan-Americano em 2011. A equipe deve ser mantida até a Olimpíada de 2016, no Rio.
Nos Jogos Mundiais Militares, Talisca fez apenas três lutas. Na primeira, passou pela representante do Marrocos. Na segunda, bateu uma alemã. Já na decisão, caiu diante da chinesa Yiling Li, por 3 a 2, e ficou com a prata.
''Ela fazia o mesmo jogo que eu e ficamos nos estudando no primeiro round, que terminou 0 a 0. Depois, fiz 1 a 0, ela empatou. Fiz 2 a 1, ela empatou de novo. E, faltando dez segundos para acabar o terceiro round, ela acertou um golpe e fez 3 a 2. As chinesas foram campeãs em três categorias contra três brasileiras. Estavam muito fortes'', contou Talisca. ''A medalha é bonitinha, linda é a de ouro'', completou, mostrando a medalha de prata recebida.
A goiana Talisca chegou ontem a Londrina, onde treina na equipe Madureira/Sercomtel e nem teve tempo para descansar. Daqui a duas semanas, ela já tem pela frente a Copa do Brasil, em Fortaleza. O grande desafio, do ano, entretanto, é em dezembro, quando encara a seletiva fechada para sua categoria na seleção brasileira, com outras quatro lutadoras.
Talisca já está fora do Pan de Guadalajara, mas ainda sonha com uma vaga na Olimpíada de 2012, em Londres. Para isso, quanto mais resultados significativos conseguir, melhor. Após a participação da Copa do Brasil, em agosto, ela embarca para o México. Vai passar um mês treinando com a seleção brasileira e com o namorado mexicano, também lutador. ''Acho que ainda não atingi meu auge, mas estou no caminho certo'', concluiu Talisca.