Atlanta - A seleção brasileira feminina de basquete perdeu a sua primeira partida sob o comando do técnico Luiz Augusto Zanon. Na noite de anteontem, o Brasil foi derrotado por 97 a 47 pelo Atlanta Dream, que se prepara para a disputa da temporada da WNBA. Agora, volta a quadra para mais um amistoso nos Estados Unidos, hoje, contra o Washington Mystics, outra equipe da liga norte-americana.
Contratado em março e ainda em fase de renovação da seleção, Zanon minimizou o tropeço por placar tão dilatado e avaliou que o momento é de construção do time, sem se preocupar tanto com os resultados. "Como qualquer técnico, queria ganhar, mas tive que me controlar porque esse não era o principal objetivo. Cheguei a ficar sensível, pois é um grupo que precisa de muito carinho e cuidado", disse.
Courtney Clements foi a cestinha do amistoso realizado em Atlanta, com 18 pontos marcados pelo Dream, time norte-americano que conta com a brasileira Érika, que não jogou na segunda-feira. Do outro lado, o Brasil teve a pivô Clarissa como principal destaque, com 14 pontos, sete rebotes e duas assistências. Já Damiris terminou o jogo com 11 pontos, cinco rebotes e duas assistências.
"Enfrentamos uma equipe que tem uma forma de jogar bastante intensa e agressiva, e que é bem diferente do que as meninas praticam. Elas se mantiveram bem no primeiro tempo, mas na etapa final caíram de intensidade e o Atlanta veio forte", avaliou Zanon, ressaltando que o Brasil tem um grupo bastante jovem neste começo do trabalho, com uma média de 22,6 anos de idade.
Zanon avisou, no entanto, que espera evolução para o segundo e último amistoso dessa excursão pelos Estados Unidos - o jogo de hoje será contra o Washington Mystics, time da brasileira Iziane. "Estamos com um elenco bastante jovem e que precisa evoluir ainda nos fundamentos e nas tomadas de decisões. Nosso objetivo é formar um time que cresça como um grupo coeso. Tenho certeza que no próximo jogo elas já estarão com um comportamento diferente. Estamos ainda avaliando o comportamento das jogadoras e não o resultado. Queremos desenvolver o perfil das meninas. E nesse sentido, a participação foi bastante positiva", comentou o treinador.