O jogo amistoso entre os craques que passaram pela história do Londrina Esporte Clube (LEC) foi uma verdadeira festa entre amigos no campo do Estádio do Café, na manhã deste sábado (9). Jogadores que foram ídolos, principalmente no final da década de 1970, reuniram-se na cidade para relembrar os velhos tempos e, claro, jogar. Assim, tentando driblar o forte sol e a temperatura de mais de 30 graus, mostraram que ainda possuem técnica e bola no pé. Os dois times foram intercalados com integrantes da antiga e mais recente geração do clube. A arbitragem do encontro foi do londrinense Heber Roberto Lopes, árbitro da Fédération Internationale de Football Association (Fifa) desde 2002.

Entre os jogadores que marcaram uma época, estavam presentes craques como Natal, Xaxá, Brandão, Paulo Rogério, além de Paraná, que jogou na seleção na Copa de 1966 e foi autor do primeiro gol realizado no estádio em Londrina, no jogo de inauguração, em 1976. Outros jogadores também participaram do amistoso, como o ex-atacante Paulinho "Canhão de Pinhal", artilheiro do LEC na Taça de Prata de 1980, dentre outros nomes que, no mesmo gramado, tornaram o Alviceleste uma das sensações do Campeonato Brasileiro de 1977.

Empolgados com o reencontro, entraram em campo com a mesma animação. Tanto que, logo nos primeiros minutos de jogo, foi marcado pênalti em Carlos Alberto Garcia (um dos idealizadores do evento e ex-jogador do LEC, juntamente com o ex-meia Robertinho, que atuou como atleta profissional no time entre 1975 e 1977). Para relembrar a história, quem cobrou o lance foi o jogador Paraná que, depois de duas tentativas perdidas, porém anuladas, fez o primeiro gol da partida em cima do goleiro Paulo Rogério. Como não havia rivalidade, a comemoração foi geral entre os dois times.

Em Londrina especialmente para ocasião, Ademir de Barros, o Paraná, ressalta que a turma que fez história com ele no LEC foi marcante e importante para o esporte no interior. "Me lembro com muito carinho da época em que estive aqui. Fizemos uma boa campanha no Campeonato Brasileiro e levamos o nome de Londrina para todo país. O primeiro jogo aqui foi emocionante. A partida de hoje é uma grande confraternização", recorda-se ele, que atualmente mora em Sorocaba (SP) e é presidente do Panathlon Club Sorocaba.

O jogador Odair Cesar de Oliveira, o Odair, também marcou presença no amistoso entre amigos. Ele foi um dos que estavam no primeiro jogo do LEC no Estádio do Café, e lembra que, nessa época, o time foi o primeiro do interior do Brasil a disputar o Campeonato Brasileiro. "Estávamos em ascenção e conquistamos uma ótima colocação. Foi um período de ouro para o Londrina. A cidade merece estar na Série A novamente. Por isso, o time atual não pode perder ponto em casa. Temos de elogiar, mas também criticar quando é preciso", aponta.

Natal, Xaxá, Brandão, Paraná, Paulo Rogério, dentre outros, encontraram-se no Café
Natal, Xaxá, Brandão, Paraná, Paulo Rogério, dentre outros, encontraram-se no Café | Foto: Marcos Zanutto/Grupo Folha



Torcedores

Fanático pelo LEC, como se autointitula, o professor Geraldo Zameria não perdeu a chance de estar perto dos ídolos. "Desde antes da inauguração do estágio, quando o LEC jogava no VGD [Estádio Vitorino Gonçalves Dias], não perco nem um jogo sequer, faça chuva ou faça sol. Me lembro do primeiro jogo aqui como se fosse hoje: estava lotado, tinha gente até pendurado nas árvores. Foi um dia memorável. Não podia deixar de vir aqui pegar um autógrafo pessoalmente desses craques", conta ele, com uma camisa repleta de assinaturas nas mãos.

Caroline Silva Poleti, por sua vez, foi quem tirou os holofotes dos jogadores que se revezavam para fazer uma selfie com a jovem, que é deficiente física e não mede esforços para ir ao estádio. Dessa vez, entrou, literalmente, no campo para ver de perto os ídolos sobre os quais o pai sempre comentou. "Meu pai me ensinou a gostar de futebol e, desde então, não perco um jogo. Fiz questão de vir conhecer esses jogadores que fizeram história de uma ótima fase do time que eu espero ver de novo", diz, não escondendo a tristeza pela saída recente do técnico Cláudio Tencati. "Agora quero ver o time subir de divisão."

Caroline Silva Poleti foi "tietada" pelos ex-craques do LEC
Caroline Silva Poleti foi "tietada" pelos ex-craques do LEC | Foto: Marcos Zanutto/Grupo Folha