Rio - O atacante Adriano terá que cortar o álcool para perder peso nos próximos meses e conseguir uma vaga na Copa do Mundo de 2010, que começa no dia 11 de junho, na África do Sul. Longe da boa forma física, o jogador está sendo submetido a uma dieta para emagrecer.
A programação foi montada pela nutricionista do Flamengo, Silvia Ferreira, que também é a responsável pelo cardápio dos jogadores da seleção brasileira para a Copa-2010. ''Ele está fazendo um trabalho especial para perder peso e sabe que tem que cortar uma série de coisas da sua alimentação. O álcool é uma delas'', disse Silvia, que se recusou a informar o peso do jogador. Segundo o site oficial do clube, o atacante está com 90 kg. Mesmo assim, os próprios funcionários do Flamengo admitem que o o site está desatualizado.
O jogador corre o risco de perder a vaga na Copa do Mundo por causa da série de indisciplinas no Flamengo. No sábado, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, surpreendeu ao admitir que o atacante ''tem problema com a bebida''. ''Quando (ele) começa, não consegue parar'', disse Braz.
Na noite de quinta, Adriano se envolveu em uma confusão com a namorada, Joana Machado, na Chatuba, zona norte, favela vizinha a que o jogador cresceu e mantém casa, apesar de morar na Barra da Tijuca. O tumulto ocorreu dois dias depois de o atacante jogar pela seleção no último amistoso antes do técnico Dunga anunciar a convocação para o Mundial.
''Não estou dizendo que ele é alcoólatra, mas o episódio com a noiva o levou novamente a procurar a bebida'', afirmou Braz, que afastou Adriano de duas partidas do Flamengo.
A nutricionista admitiu que Adriano está ''acima do peso ideal'', mas não superou ''''três dígitos'', mais de 100 kg. ''Ele não está perto dessa marca, mas sabe que tem que tomar cuidados para não ganhar peso. O Adriano é um atleta muito forte e com massa muscular, mas dentro do padrão de um atleta'', explicou.
Além de cortar o álcool do cardápio do atleta, o atacante do Flamengo terá que evitar consumir refrigerantes e ''calorias vazias'' - segundo Silvia, frituras, sorvetes, biscoitos recheados e chocolates.
Apesar da dieta especial, os Flamengo não prepara a comida do jogador diariamente. ''Ele sabe tudo que tem que evitar. A alimentação dele é feita em casa. Não ficamos atrás dele o dia inteiro. Só preparamos a comida dele quando todos os jogadores estão concentrados.''
O preparador físico do Flamengo, Alexandre Sanz, recusou-se também a comentar o peso do atacante, mas negou que ele tenha oito quilos a mais. ''Ele está um pouco acima. Em pouco tempo de treino físico, o Adriano já vai chegar a um nível de performance'', disse.