O Autódromo Internacional Ayrton Senna está recebendo diversas melhorias para abrigar as duas principais provas da temporada na cidade. Londrina sedia no próximo domingo a quinta etapa da Fórmula Truck e, no dia 25 de setembro, a oitava corrida da Stock Car.
A principal reforma foi a correção de alguns pontos do asfalto, que estavam deteriorados e poderiam causar riscos aos pilotos. A melhoria da pista era uma exigência da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da organização da Stock Car para que a categoria pudesse voltar ao município. A última corrida em Londrina foi em 2012.
"Utilizamos uma camada de brita, com uma liga especial própria para corridas de alta intensidade, com muita frenagem e tração, que é usual na Stock Car", explicou o presidente da Fundação de Esportes (FEL), Vilmar Caus.
Há três anos, um recape na pista feito às pressas e que resultou em várias ondulações no circuito, recebeu muitas críticas dos pilotos e por pouco não resultou no cancelamento da etapa. Depois disso, a categoria prometeu voltar a cidade apenas quando o autódromo fosse reformado e garantisse a segurança dos corredores.
Foram realizadas ainda melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também na segurança dos pilotos, com a instalação de novas barreiras de pneus, nas áreas de escape. "Nosso pessoal visitou Interlagos para buscar conhecimento sobre a melhor maneira de parafusar os pneus e construir essas barreiras. Para a Stock Car ainda será instalado mais uma camada de borracha sobre os pneus, que é outra exigência da categoria", explicou. O autódromo ganhará ainda uma nova pintura geral.
A construção de escadas para o acesso do público aos camarotes e também de uma caixa d'água, exigências do Corpo de Bombeiros, estão em fase final de execução.
De acordo com Caus, o autódromo londrinense tem calendário cheio e está ocupado, todos os finais de semana, em 11 meses do ano. Além das provas nacionais, há diversas competições regionais e estaduais. "A Truck e a Stock atraem outras categorias. Por isso essas melhorias são importantes e temos que promover ainda mais reformas para atrair competições nacionais e até internacionais para Londrina", apontou o secretário.