Ser aprovado em concurso público é item na lista de promessas de ano novo de muitos brasileiros. Para quem sonha com a estabilidade do serviço público, 2017 não deve ser um ano muito animador. Assim como em 2016, o governo federal deve manter suspensa a realização de muitos concursos neste ano. Isso não significa, no entanto, que nenhum certame será realizado, ou que o candidato não precise iniciar sua preparação.
"Com certeza, será um ano fraco para concursos. Temos alguns poucos editais já abertos aqui no Paraná, como Tribunal de Justiça, Instituto Federal, Conselho Regional de Contabilidade, Câmara de Londrina. E mais alguns são previstos, como o da Polícia Militar e Receita Federal", conta o diretor do curso preparatório CDF, Carlos Alberto Vidal. Segundo ele, isso não deve ser motivo para cruzar os braços e esperar. "O ideal é começar a se preparar com bastante antecedência e não quando o edital é publicado", ressalta.
O problema para quem decide estudar para um concurso que ainda não tem previsão de ser realizado é a dificuldade de encontrar cursos preparatórios. Aí, a única saída é estudar sozinho, o que exige bastante organização e disciplina. "Hoje, tem muita coisa na internet, cursos on-line, materiais, exercícios, muitos deles gratuitos. Basta procurar e depois fazer um calendário de estudos, criando o hábito de estudar diariamente", sugere Vidal. (J.G)