Sancionada em julho pelo presidente Michel Temer, a Reforma Trabalhista entra em vigor no Brasil em novembro de 2017. Para esclarecer sobre as principais mudanças e os impactos da nova lei no relacionamento entre empregadores e empregados, a Escola de Direito das Faculdades Londrina promove um curso de extensão sobre a Reforma Trabalhista. As aulas são voltadas para advogados, estudantes de Direito, empresários e profissionais de RH.

Apesar da proximidade da data em que entra em vigor a nova lei, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Pesquisa elaborada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi) mostra que, embora 71% dos micro e pequenos empresários saibam da existência da reforma trabalhista, apenas 15% deles, de fato, estão bem informados sobre as mudanças que ela provocou na legislação. Segundo a pesquisa, 29% dos empresários entrevistados admitiram desconhecer a reforma e 11% disseram ter poucas informações sobre ela. A aprovação da lei da terceirização também é desconhecida pela maior parte dos micro e pequenos industriais paulistas. Apenas 16% disseram ter conhecimento sobre o tema.

O início do curso será em 18 de setembro. Serão seis encontros, as segundas e quartas-feiras, na sede da faculdade (av. Duque de Caxias, 450). A palestra de abertura será com o advogado e professor Lourival José de Oliveira, que vai falar sobre "Conceito de Empregador e Grupo Econômico". Na sequência de aulas, especialistas de várias áreas vão abordar as mudanças, destacando o ponto de vista de empregadores e empregados.

Os módulos serão ministrados por profissionais renomados da área, como Heiler Natali, Procurador do Trabalho, que abordará o tema "Jornada de Trabalho"; Roberney Bispo dos Santos e Sérgio Aziz Ferrareto Neme, ambos mestres e professores da Escola de Direito, que debaterão sobre "Remuneração"; Ana Paula Sefrin Saladini, Juíza do Trabalho, que falará sobre "Dano Extrapatrimonial"; Carlos Conti, Juiz do Trabalho, cujo módulo será "Justiça do Trabalho"; e Alberto de Paula Machado, ex-presidente da OAB Paraná, que falará sobre "Representatividade dos Empregados".

A programação completa pode ser encontrada no site.