O pior que um candidato pode demonstrar é o comportamento passivo de quem apenas está preocupado com seu problema de renda
O pior que um candidato pode demonstrar é o comportamento passivo de quem apenas está preocupado com seu problema de renda | Foto: Anderson Coelho/18-07-2016



Restando menos de quatro meses para 2017 terminar, uma certeza: haverá vagas temporárias nas clássicas contratações concentradas entre novembro e dezembro no comércio. Empresas especializadas em recrutamento e seleção já projetam 18% de aumento nas contratações temporárias deste quadrimestre, na comparação com o ano passado.

O movimento nesse sentido já começou tanto em grandes redes varejistas, por conta da proximidade da black friday, quanto nas oportunidades oferecidas pela indústria e as empresas de logística. Essa certeza, no entanto, se dissipa em meio a dezenas de milhões de desempregados, por isso a reportagem da FOLHA buscou mapear o que os contratantes mais valorizam na seleção. E as respostas convergem em uma qualidade: engajamento.

O quesito abrange desde um currículo no qual a busca pela capacitação e aperfeiçoamento se mostre permanente até a postura do profissional na entrevista. Nesse aspecto, o pior que um candidato pode demonstrar é aquele comportamento passivo de quem apenas está preocupado com o seu problema de renda e quer ocupar o posto de trabalho, sem se preocupar em fazer o negócio prosperar.

"As contratações temporárias já começaram. Na verdade, elas nunca cessam ao longo do ano e, desde março com a nova legislação de terceirização, as pessoas têm uma oportunidade de ficar o dobro de tempo nessas vagas e conquistar a tão sonhada contratação. Historicamente, de 30% a 40% dos temporários são efetivados, mesmo quando há crise, já que nenhuma empresa pensa em abrir mão daquele profissional que traz um gás novo ou bons resultados", assegura a gerente de Recursos Humanos da Luandre Soluções em RH, Andrea Tenuta.

Pela nova legislação do trabalho temporário, o período de contrato de trabalho limite passou de 90 para 180 dias, com possibilidade de prorrogação para mais 90 dias. Isso, na avaliação da Luandre, possibilita aos profissionais um maior tempo para mostrar o seu trabalho e, por consequência, a chance de efetivação. Responsável por fornecer serviços em RH às 500 maiores empresas do País, com 47 anos de atuação, a Luandre projetou em seu acompanhamento um crescimento de 18% nas vagas temporárias durante os meses restante para o encerramento de 2017.

Autenticidade sempre
Ter a possibilidade de ficar mais tempo na vaga torna ainda mais importante o candidato preservar sua autenticidade em todo o processo de seleção. "Tentar se passar por uma pessoa com um comportamento diferente é uma ferramenta extremamente frágil. Primeiro, porque o recrutador preparado percebe a incoerência e, segundo, porque mesmo conseguindo a vaga ela não se sustentará se o colaborador ingressar em um ambiente diferente daquilo que ele se identifica. Há de se estabelecer sinergias para a satisfação do contratado e do contratante", ressalta.

Acil oferece banco de currículos
Dentre as diferentes iniciativas em prol do setor, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) disponibiliza um banco de currículos no site http://acil.com.br/, que visa aproximar as duas pontas e os candidatos podem cadastrar seus currículos.

"Para o final de ano, nossa comissão lança mão de uma série de estratégias a fim de ajudar a alavancar as vendas, e intensificamos a missão do nosso banco, por conta dos temporários que nossos estabelecimentos vão demandar entre novembro e janeiro", informa do presidente da Acil, Cláudio Tedeschi.

Segundo ele, para o final deste ano a Acil estuda organizar um calendário de eventos culturais a exemplo do que ocorre no verão europeu. "Queremos levar atrações culturais tanto para ruas centrais quanto para os bairros. Acreditamos que isso e a melhora dos indicadores colaborem para o aumento de vagas temporárias e para o desempenho do comércio neste fim de ano", prevê. (M.M.)

Impulsione a conquista da vaga
Há muitos profissionais com todas as características e competências necessárias para ocupar diversas vagas, mas que "perdem para eles mesmos", por conta do nervosismo, ansiedade e baixa autoestima gerados pelo desemprego. Tal entrave tem solução, seja em treinamentos, ou fazendo uso de uma ferramenta de autoconfiança simples e, inconsciente, utilizada por todos ao celebrarem uma conquista: alinhar os ombros, estufar o peito e erguer as mãos.

"Sabemos que estar desempregado deixa a confiança de qualquer pessoa abalada. A boa notícia, com comprovação científica da pesquisadora de Harvard, Amy Cuddy, é que se você melhorar a postura, estufar o peito e deixar os braços erguidos por dois minutos, a produção hormonal de dois importantes hormônios, o cortizol e a testosterona, se alteram de forma positiva para o momento da entrevista", instrui Luiz Gaziri, professor de Marketing e Vendas da FAE Business School e autor de diversas obras sobre ciência dos negócios.

"Claro que ficará estranho fazer isso na frente do entrevistador, logo a recomendação é que a pessoa solicite para ir ao banheiro ao chegar ao local de seleção. O fator comportamental é decisivo, ainda mais se a vaga for para o setor de vendas. Quanto aos cursos, sinalizam iniciativa, mas há vários cursos de qualidade duvidosa por aí", ressalva. (M.M.)