A psicóloga londrinense Fabiana Cardoso Zorato observa que atualmente, os empresários estão enxergando mais a necessidade de se ter uma equipe melhor desenvolvida, em todos os aspectos.
Ela, que há seis anos atua diretamente com diretores e gestores, através da FCZ Consultoria e Desenvolvimento Organizacional, se interessou pela palestra de Liderança Tóxica e acredita que é possível sair da teoria para a prática.
"Não são necessários investimentos altos. Você pode ter um espaço adequado para relaxamento durante ou no final do expediente, fazer trocas de feedback ou mesmo compartilhar o coaching para outros departamentos", comenta.
Especialista em neuroliderança, Alessandra Assad salienta que descobrir o que se pode fazer para lidar com os efeitos tóxicos é uma premissa diária para cada líder, dentro de cada departamento, junto com suas equipes de trabalho.
"É preciso colocar inteligência emocional no processo porque não há fórmulas mágicas", responde, citando que uma das formas de tratamento pode utilizar mecanismos da neurociência para descobrir exatamente qual é o meme (conceito de Memética, do grego mimeme que significa imitação)que afetou as pessoas contaminadas.
"Por exemplo, eu atinjo o seu inconsciente falando que você é incapaz de realizar algo. Você sabe que eu te incomodo, mas não o porquê. Então é possível fazer uma ressonância magnética funcional em busca de respostas, mas é um recurso muito caro", diz.
De acordo com Alessandra, há outras maneiras de "desintoxicar". "A prevenção é o primeiro passo e depende de boas contratações. A ideia é contratar aliando a competência técnica com a comportamental. Mesmo se não houver uma equipe de RH, como ocorre em pequenas empresas, vale fazer perguntas relacionadas ao comportamento durante a entrevista", aponta.
Outra dica é comunicar as expectativas com integridade e estar aberto ao diálogo. "Para neutralizar, vale investir em ações que oxigenem o cérebro das pessoas, estimulando-as a trabalharem em flow (conceito de que o indivíduo se sente em estado de fluidez, se envolvendo totalmente com a realização do trabalho pelo nível de satisfação e bem-estar). Isso fortalece o sistema imunológico dos colaboradores", conta. (M.O)