Quem opta por recomeçar no mercado de trabalho, seja como autônomo ou microempreendedor individual, precisa estar receptivo para o novo e, principalmente, ter planejamento. É o que aponta Liciana Pedroso, consultora do Sebrae Londrina. "A pessoa precisa estar aberta, ser flexível, saber ouvir e ultrapassar barreiras. É um momento de transição", explica.
Segundo ela, algumas situações precisam ser analisadas no momento em que se deseja trabalhar por conta própria. "Primeiro a pessoa precisa conhecer o que vai fazer, identificando quais as afinidades e se integrar sobre o produto ou serviço. Segundo, é necessário saber para quem vai vender e quais são os clientes, os mais próximos, depois aumenta o raio de alcance. Terceiro é planejar a parte financeira. Ver quanto vai precisar e planejar mesmo que basicamente, vendo o quanto é essencial para começar", aconselhou.
Além disso, ela ressaltou os benefícios de se enquadrar no programa. "O microempreendedor traz legalidade empresarial com custo benefício excelente, já que a pessoa tem um valor mensal pequeno para pagar, além de estar amparado por vários direitos, como o INSS, tendo tudo o que uma empresa tem. Do outro lado, o autônomo também tem legalidade, mas no caso de ser uma pessoa física, o capital é intelectual". (P.M)