Apesar de concordar que, por ser uma rede profissional, o LinkedIn acaba sendo a mais utilizada quando o assunto é trabalho, o partner da Sociedade Brasileira de Coaching, Rodrigo Collino, ressalta que as informações publicadas em uma rede social não ficam restritas a ela e, por isso, o cuidado deve ser geral.

"O Big Data é uma ferramenta que reúne informações sobre seu comportamento em diferentes ambientes virtuais. A maioria das grandes empresas já utiliza esse cruzamento de informações para verificar a compatibilidade de profissionais com os valores e o clima organizacional, a personalidade", explica.

Por isso, segundo ele, todo o uso que se faz das redes sociais deve ser estratégico. A dica do especialista que resume bem o comportamento ideal no mundo virtual é agir sempre com a mesma etiqueta do mundo real. "Pense duas vezes antes de apertar o ‘enter’. Pense nas pessoas que vão ver, se isso agrega algum valor. Palavrões e discussões sempre podem ser evitados e o envolvimento em assuntos polêmicos, só se você for especialista no assunto", exemplifica Collino. (J.G.)