"Já me vi perdendo muito tempo na vida caindo nessa armadilha mental", explica Alana Trauczynski, coach holística que trabalha aspectos de âmbito pessoal e profissional, passando por assuntos que envolvem carreira, prosperidade, abundância e assuntos amorosos. "Cada vez mais precisamos fazer nossas escolhas, de acordo com quem somos e o que queremos para a nossa vida, para o nosso futuro. Se a gente deseja esse futuro, a gente precisa caminhar rumo a ele. É o óbvio né? Mas não é o que a gente faz?", revela.
Não tem muito sentido se candidatar para um emprego no banco se você não quer passar muitas horas trancado no escritório. Não faz sentido fazer concurso público se você odeia burocracia e mesmice.

Aqui estão algumas perguntas que podem te salvar nessa tomada de decisão:
1 - Trabalhar nesta empresa me deixará mais próximo da realidade que eu sonho para mim?
2 - Esta empresa tem o meu perfil, a minha pegada, a minha batida?
3 - Qual é a visão desta empresa? Para onde ela está caminhando? É pra lá que eu quero ir também?
4 - A experiência que terei me aproximará um pouco mais de onde quero chegar? (Muitas vezes os sonhos têm um monte de etapas).
5 - Vou aprender coisas novas que me levem rumo ao meu propósito?
6 - Estou interessado neste trabalho só pelo dinheiro?
7 - Estou aceitando este trabalho só para preencher o meu vazio? Para fazer algo com as minhas horas?
8 - Este trabalho vai acrescentar no meu currículo? Será um importante passo para a próxima empresa que pretendo trabalhar? Ou para o projeto que pretendo lançar?

Dependendo das respostas a estas perguntas, você vai rapidamente perceber se está em um caso sério de autoengano, sabotagem, tapando o sol com a peneira, ou se realmente está no caminho para o almejado sucesso profissional. "Caso fique claro que este emprego não te levará ao rumo certo, aí vai o que eu aprendi com a minha experiência: não aceite este emprego!!! Ele será somente um preenchimento das horas, uma perda de tempo e energia", diz Alana.
Ao adiar os sonhos, logo lá na frente, você irá novamente se deparar com uma nova encruzilhada. É preciso vencer o medo, acreditar e seguir firme em busca do melhor, para um futuro mais brilhante e fluido.
Alana Trauczynski é nômade digital, autora do livro "Recalculando a rota: uma louca jornada em busca de propósito" e criadora do Programa Recalculando a rota, um curso on-line de autoconhecimento e mudança de "mindset" para pessoas que querem recalcular a rota de suas vidas para um futuro mais brilhante e fluido