Segundo os especialistas, criatividade não é dom de alguns poucos escolhidos. Ela até pode ser uma habilidade inata em alguns indivíduos, mas também pode ser desenvolvida e estimulada em qualquer pessoa que não a tenha naturalmente. "Como tudo na vida, há a necessidade de empenho e dedicação. O ideal para o desenvolvimento da criatividade é a prática de exercícios para o lobo cerebral direito, que rege este lado criativo", afirma a coach Liamar Fernandes. Segundo ela, as pessoas usam muito pouco o cérebro porque vivem no automático e, assim, não acionam a criatividade.
Atividades intelectuais e artísticas estão entre as formas de estimular a criatividade. "Ler sobre assuntos que não são familiares, dançar, tocar um instrumento são atividades que exigem e exercitam a criatividade", exemplifica o consultor empresarial Wellington Moreira.
A prática de esportes, segundo ele, também tem interferência muito positiva no desenvolvimento da criatividade. Um estudo foi realizado para tentar entender porque os jogadores brasileiros são tão habilidosos no futebol. Uma das conclusões desse estudo, segundo Moreira, foi que o fato de a maioria dos jogadores brasileiros dar seus primeiros dribles no futebol de salão, tornava-os mais criativos em campo. "A quadra de futsal é menor e as equipes têm menos jogadores. Assim, eles têm menos espaço e mais tempo com a posse da bola, o que os obriga a buscar saídas para chegar ao gol", explica o consultor. Segundo ele, a partir desse estudo, países sem tradição no futsal passaram a investir na modalidade. (J.G.)