Não é somente a parte financeira que é afetada quando se perde o emprego. O bem-estar psicológico do trabalhador também sofre impacto e merece atenção. Entre as doenças que podem se desenvolver neste período é a depressão. Por isso, a psicóloga Marciana Dedin Brizola, da clínica Integrada Laennec, alerta que o pensamento positivo é a melhor forma de se desvencilhar do risco de ficar deprimido ao ser demitido.
"Quanto mais desfoca do problema, mais a pessoa consegue entender tudo e dessa forma alivia o estresse. Quem tem a autoestima baixa, mesmo que tenha sido um bom funcionário, sempre terá um pensamento negativo dela mesma. O segundo passo é reconhecer a realidade ou as frustrações do passado. O terceiro ponto é o pensamento, pois o pensamento produz sentimento e o sentimento determina o comportamento da pessoa", salienta.
Para quem quer recomeçar a vida profissional, ela reforça que a pessoa precisa estar ligada na questão do sentimento e ansiedade, pois a motivação tem a ver com tudo isso. Marciana ainda dá um conselho. "A vida é correr riscos. O problema é que muitas vezes as pessoas não estão satisfeitas e querem cada vez mais e mais. O importante é não desistir", finaliza. (P.M)