Ser um "expert" em determinada atividade humana e ainda empregar isso de forma a fundamentar com respaldo técnico as decisões judiciais. Isso resume as atribuições do profissional que se dispõe a utilizar os conhecimentos adquiridos em uma formação universitária para oferecer o serviço de perito técnico da área em que se graduou. Para profissionais do setor, a relevância social do perito também representa outros ganhos, como valorizar a hora de trabalho, gerir melhor o tempo e, consequentemente, melhorar a própria qualidade de vida.

Integrante da Comissão de Peritos Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade, Paulo Cordeiro de Mello – que é autor de três livros sobre o tema, perito judicial, contador, economista e professor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (Sescap-PR)- defende que como qualquer atividade humana, o perito deve ter um entendimento da seriedade e importância dessa função na sociedade.

"Sabemos de todo o contexto em um cenário de crise, onde muitos profissionais buscam alternativas, mas é fundamental que a pessoa que decida por essa função observe o valor de desenvolver um trabalho no qual o resultado atingido ajude o juiz a tomar uma decisão por meio de um parecer técnico consistente", defende. Ele explica que tal cuidado se aplica a qualquer perito. "A perícia abrange os grandes temas da justiça comum, como questões trabalhistas, tributárias ou financeiras", acrescenta.

Mello enxerga que o atual momento é extremamente favorável ao trabalho da perícia. Tanto pelo contexto de "passar o Brasil a limpo" com o serviço dos profissionais da perícia protagonizando vários episódios bombásticos da política nacional, quanto pelo texto do novo Código de Processo Civil, em vigor desde o ano passado. Isso porque o artigo 156 do novo Código deixa clara a necessidade dos "peritos serem nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado".

"Até então, os peritos tinham que manter uma rotina de visitas aos juízes para serem lembrados na hora da nomeação. Creio que os bancos de dados organizados pelos tribunais de justiça são uma maneira mais transparente e adequada para toda a sociedade acompanhar quem são os peritos cadastrados e quais suas qualificações, bem como avaliar se as nomeações por parte dos juízes de tais profissionais foram criteriosas e condizentes com cada processo", explica o perito contador. Um dos efeitos disso, justamente, foi o aumento na procura e na oferta de cursos de qualificação dos peritos. Somente entre os peritos contadores, o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis soma aproximadamente 4 mil profissionais habilitados.

Ganhos variáveis

Se os contadores encontram um amplo mercado na função de peritos, os economistas também são bastante requisitados, até porque deles partem alguns pareceres indispensáveis a qualquer processo como o cálculo do quanto a parte que deve deverá pagar e o quanto quem tem direito de receber será devidamente recompensado. "Isso é uma das inúmeras funções para as quais o perito econômico-financeiro é nomeado a participar nos trâmites judiciais", esclarece o economista Tiago Jazynski, integrante do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e professor do Curso de Perícia e Assistência Técnica Econômico-Financeira, oferecido pelo Corecon-PR e pelo Conselho Federal de Economia (Confecon).

Assim como o campo de laudos econômico-financeiros é bastante amplo, os ganhos de um perito judicial - na área contábil, econômica ou qualquer outra - são bem variáveis. "No caso dos peritos econômico-financeiros, por exemplo, o ganho vai desde ações de justiça gratuita, onde a remuneração é inferior a um salário mínimo; até 5% de uma ação estimada em R$ 80 bilhões, por exemplo, onde o administrador judicial tem direito a esse percentual", aponta.

Também é bastante variável o tempo de duração de cada perícia que pode oscilar de um serviço de algumas horas até anos de trabalho para se chegar ao laudo da situação.

Serviço
Para buscar capacitação:
https://conpej.org.br/cursos/
http://www.coreconpr.gov.br/categoria/cursos/cursos-em-2017/
http://www.sescap-pr.org.br/
http://www.ensinomed.com.br
http://www.ead.senac.br/extensao-universitaria/pericia-contabil/

Capacitação na área médica

O ortopedista Fernando Weiss criou, junto com dois sócios, uma plataforma de Ensino a Distância para cursos de perícia judicial na área médica
O ortopedista Fernando Weiss criou, junto com dois sócios, uma plataforma de Ensino a Distância para cursos de perícia judicial na área médica | Foto: Divulgação



Mesmo profissões convencionais e valorizadas como Medicina podem oferecer oportunidades bem interessantes a quem se enveredar pela perícia. O médico ortopedista Fernando Weiss descobriu essa possibilidade em 2007 e, quatro anos depois, resolveu se dedicar integralmente à atividade de perito.

"Soube de uma demanda por parte da Justiça Federal e acabei descobrindo um nicho, que durante a faculdade não somos instigados a buscar. E com o passar do tempo, percebi que a perícia médica, além de conseguir aproveitar meus anos de residência ortopédica e especialização em traumatologia esportiva, ainda me traria uma remuneração melhor, com qualidade de vida. Isso porque é um ramo em que sabemos exatamente quantas perícias serão feitas em determinado dia, quanto receberemos e se trabalha no horário planejado, sem surpresas ou demandas extras como no pós-cirúrgico de um paciente", compara.

O entusiasmo com esse segmento foi tamanho que ele se juntou a outros dois médicos, Carlos Loyola e Ricardo Villas-Bôas, para desenvolver uma plataforma de Ensino a Distância (EAD), chamada de EnsinoMed, para promover cursos de perícia judicial e, em um segundo momento, para outros segmentos a fim de ampliar o leque de habilidades e possibilidades dos profissionais médicos.

"O ensino nas universidade ainda está muito focado na assistência à saúde, seja com o médico atuando em consultórios ou em hospitais. Em nossa plataforma queremos mostrar os diversos campos, muitos deles, como a perícia, em que os profissionais podem dobrar seus ganhos e ainda preservar sua qualidade de vida", atesta Weiss. A plataforma entra no ar nesta terça (dia 12) e consumiu R$ 1 milhão de investimentos que, pelo plano de negócios do trio de médicos, se pagarão em menos de um ano de operação.