A analista de recrutamento e seleção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Sistema Fiep no Paraná, Patrícia Apolloni de Souza, trabalha com jovens há mais de dez anos e tem observado que eles têm se preocupado cada vez mais em estar melhor preparados para o mercado de trabalho.
Com isso, segundo ela, muitos têm percebido a importância do estágio e os programas de trainee para formação profissional. "Esses jovens estão buscando um diferencial porque sabem que o mercado atual é muito mais exigente", ressalta.
No IEL/PR, o programa de trainee Inova Talentos é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como objetivo incentivar a inovação nos setores produtivos e aumentar a presença de profissionais qualificados, para colaborar com o crescimento e competitividade das empresas e indústrias.
Ao todo, o programa já contou com 13 mil candidatos inscritos e efetuou a contratação de 90 bolsistas/trainees. No momento, cinco pessoas estão em processo de contratação, segundo a assessoria. Os bolsistas podem estar no último ano de graduação ou serem recém-formados, mestres ou doutores.
"O ganho para a empresa ou indústria é a possibilidade de ter um profissional de alto nível por um custo mais baixo. Hoje, o pagamento da bolsa é feito pela empresa, mas sem pagamento dos encargos. Já para o profissional, é uma entrada para o mercado de trabalho com um ganho de aprendizado muito alto, pois ele irá atuar em um projeto específico e de inovação", aponta. (M.O.)