"Quebramos todas as portas do escritório, o que desburocratizou a comunicação", lembrou advogado
"Quebramos todas as portas do escritório, o que desburocratizou a comunicação", lembrou advogado | Foto: Saulo Ohara



Um crescimento de mais de 600% nos últimos sete anos. Essa é a conta que o advogado tributarista Gustavo Rezende Mitne, faz do escritório Vilela Berbel e Mitne, em Londrina.
Fundado em 1979, o escritório ampliou os negócios de Londrina para Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E agora, está prestes a mudar de endereço para atender o aumento no número de funcionários, que passou de cinco para mais de 60, atualmente.
Ao avanço, Mitne atribui além do trabalho, o relacionamento com os colaboradores. "Foi uma mudança de filosofia. Em 2010, quebramos todas as portas do escritório, o que desburocratizou a comunicação. Criamos uma maior aproximação e dinamismo", revela.
Além disso, no fim do expediente ou no horário de almoço, os funcionários podem se distrair jogando videogame ou brincando na mini pista de golfe, que fica no escritório. "Também tem a questão da flexibilidade de horário, as confraternizações abertas aos familiares e o casual day às sextas-feiras, onde todos têm liberdade no que se refere ao vestuário", conta.
Fora o crescimento do escritório, Mitne afirma que o nível de satisfação dos colaboradores é alto e as faltas, praticamente raras. "Também não exigimos atestado, mas nem por isso temos ausências. Ao trabalhar nesse modelo, os relacionamentos são outros", completa.
Quem pode afirmar isso é o advogado Thiago dos Anjos Nicolli Napoli, que entrou em 2007 no escritório como estagiário. Hoje, ele é gestor da área de Previdência e se beneficia da reformulação do ambiente.
"Quando o escritório passou a ser uma única sala, houve uma abertura para conversar com os sócios e o pessoal de outros departamentos. Além disso, o videogame para mim é muito desestressante e um instrumento de interação pessoal. A gente descontrai, o ambiente muda e ficamos mais à vontade", conclui. (M.O)