Seja para quem está mudando de área ou para quem deseja se manter na empresa atual, continuar se dedicando é essencial. Denise Gabardo, professora de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Positivo, dá dicas de como as pessoas com mais de 50 anos devem destacar seus atributos para manter a carreira ativa.

A primeira orientação é que as pessoas nessa faixa etária não disputem de igual para igual com os mais jovens. "Não é o caminho mais eficaz, elas cometem esse erro e depois é uma frustração enorme quando os mais jovens pegam essas vagas", afirma. Por isso, a professora orienta utilizar a rede de contatos para buscar novas oportunidades. "As pessoas esquecem da sua rede de relacionamento, normalmente quem busca já é bem conhecida na sua área, pois já viram seu trabalho", pontua.

A forma como se constrói o currículo também pode auxiliar. "É interessante colocar primeiro as informações dando ênfase naquilo que ela construiu, conseguiu atingir concretamente e, por último, colocar sua idade e seus dados pessoais, pois quem seleciona vai ver primeiro a competência e já vai concluir que não é uma pessoa novata, assim, a idade não se torna um peso tão grande", indica.

Entre as vagas que mais buscam pessoas com experiência, Gabardo afirma que as consultorias priorizam pessoas com mais de 50 anos, porque elas já possuem conhecimento, amadurecimento e tempo de mercado para ser consultor sênior, atributos que os jovens não conquistaram ainda. Assim como a carreira acadêmica, o docente com mais experiência e competência tem prioridade no mercado.

Além disso, a professora destaca que os mais velhos precisam estar sempre se atualizando, buscando novas formas de evolução e que o fator tecnologia não é limitador. "Algumas pessoas podem ter mais dificuldade, mas quem está na faixa dos 50 anos pode ter tido alguma vivência, como a datilografia, e estão dominando bem essa habilidade", informa.

O que difere bastante os experientes dos mais jovens é ainda o fator emocional. "Infelizmente, a geração de 2000 para cá, os Milleniuns, é bastante intolerante, não aceitam não, não conseguem lidar. As pessoas com maturidade já passaram por tanta coisa, esse equilíbrio emocional é um atributo bastante importante", destaca.

Apesar de a saúde interferir em alguns processos de desenvolvimento de carreira, Gabardo afirma que a pessoa ativa, que gosta de dançar, viajar, consegue equilibrar a saúde, ter vida boa. "Não pode se acomodar, muitas pessoas se aposentam, se acomodam e até adoecem. Quando você se mantém ativo, tem uma chance imensa de aparecer coisas novas ou até a oportunidade de abrir o próprio negócio", finaliza. (L.T.)