O autoconhecimento pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento da vida pessoal e profissional. No universo corporativo, o eneagrama - estudo da personalidade que ajuda a desenvolver as potencialidades do indivíduo - vem sendo bastante utilizado com essa finalidade.
Estima-se que o eneagrama exista há mais de 2 milênios. Em Londrina esse processo está sendo utilizado por empresas visando o desenvolvimento da equipe de trabalho. Uma das responsáveis por aplicar o método, há quase 10 anos, é a psicóloga Patrícia Ferreira Passos, que desenvolve o projeto em parceria com a irmã religiosa Catarina Carreira, outra estudiosa da técnica.
Segundo Patrícia, o eneagrama é uma estratégia de autoconhecimento que busca permitir ao seu praticante se enxergar dentro de uma categoria de personalidade e, a partir disso, trabalhar tanto na melhoria de suas fragilidades quanto no aprimoramento de suas qualidades.
A psicóloga explica que a técnica trabalha com nove tipos de personalidades subdivididas nas categorias; afetiva, racional e impulsiva. ''Realizamos um teste teórico e durante o curso o indivíduo vai recebendo informações que vão ajudá-lo a melhorar suas fragilidades'', esclarece.
Entre os tipos de personalidade estão o perfeccionista, o colaborador, o empreendedor, o romântico, o observador, o questionador, o sonhador, o chefe e o pacifista. De acordo com a psicóloga cada indivíduo apresenta uma personalidade dominante cercada por outras características que se interrelacionam.
Patrícia adianta que para participar do programa, o profissional deve estar disposto a se ''abrir'', pois é analisado um conjunto de informações como, a história de vida e detalhes que influenciaram na formação do indivíduo. Diferente de alguns processos de reconhecimento de personalidade, o eneagrama não visa determinar um padrão único. ''Em geral as pessoas acreditam que têm uma personalidade e só. O eneagrama diz que o indivíduo é um tipo de personalidade, mas com pontencialidades e fragilidades a se trabalhar. Não se fica preso a um rótulo'', argumenta.
Para Patrícia, no mercado de trabalho esse detalhamento de perfil, possibilitado pelo eneagrama, permite ao profissional direcionar seus esforços na melhoria de suas características.''Muitas pessoas não sabem de suas potencialidades e o estudo vai ajudá-las a enfrentar possíveis dificuldades''.
Nas empresas, a análise do eneagrama de um funcionário permitirá ao seu gestor, adequá-lo a uma função que se enquadre nas suas características conseguindo assim extrair o melhor desse colaborador.

Benefícios à saude


O benefício do autoconhecimento e a tentativa de melhoria do comportamento com base no que é revelado pelo eneagrama não tem impacto apenas no trabalho, mas, pode refletir também na saúde de seus usuários.
O médico homeopata Fernando Oguido, por exemplo, afirma que não utiliza o eneagrama como forma de tratamento para seus pacientes, mas para conhecê-los melhor. ''Não uso como tratamento, mas procuro sugerir a aplicação para que eu possa conhecer melhor o paciente. Assim muitas vezes posso sugerir um melhor tratamento'', aponta.
Ele argumenta ainda que, ''se aprofundar no eneagrama'', pode sim trazer benefícios à saúde. ''Uma pessoa que é perfeccionista tem como característica a ira. Ao descobrir isso com o eneagrama ela pode começar a trabalhar sua serenidade é claro que isso vai refletir na sua saúde''.