Claudeni Aparecido Lopes, 31, é aluno da primeira turma do curso de Técnico em Radiologia do Senac Londrina Norte
Claudeni Aparecido Lopes, 31, é aluno da primeira turma do curso de Técnico em Radiologia do Senac Londrina Norte | Foto: Gustavo Carneiro



O motorista Claudeni Aparecido Lopes, 31, é aluno da primeira turma do curso de Técnico em Radiologia do Senac Londrina Norte e essa capacitação é só o início do plano da nova carreira que ele pretende executar. "Por oito anos fui motorista, profissão que comecei porque tinha vontade de trabalhar em transportadora, embora toda a minha família seja da área da saúde ou educação. Há algum tempo, passei a querer outro rumo profissional e trabalhar na área da saúde tem a ver com a satisfação que tenho de ajudar os outros", afirma.

Com a abertura do curso em Londrina, Lopes não pensou duas vezes. "É uma área que tem muita procura por profissionais formados e que pela lei tem uma jornada de trabalho menor, o que me permitirá seguir estudando. Meu objetivo é fazer da radiologia o trampolim para me formar enfermeiro e seguir me capacitando pelo resto da vida", revela o estudante, animado com as primeiras semanas no curso.

Outro curso que pode vir a entrar na lista de Lopes é o de Cuidador de Idoso que, por enquanto, tem sido ofertado via Programa Senac de Gratuidade (PSG) e tem uma carga horária de 160 horas. "Todas as turmas que abrimos são preenchidas com facilidade tanto por quem quer atuar na área, quanto familiares que querem aprender a lidar com os idosos. É crescente a demanda por um profissional qualificado nessa área, que já é valorizado, média de R$ 3 mil por mês, para pousar, por exemplo", informa a assistente de gerente do Senac Londrina Norte, Flávia Teixeira.

"É uma atividade de extrema importância e responsabilidade, pois saber administrar a medicação, sonda e outras peculiaridades da pessoa idosa requer preparo", argumenta ela, contando que no curso os alunos têm a oportunidade de experimentar o desgaste do corpo por conta dos anos a mais de vida fazendo uso do Simulador Avançado de Efeitos da Velhice.

A exemplo de Claudeni Lopes, pelas 38 unidades do Senac no Paraná, somente no primeiro semestre de 2017, 362 alunos concluíram algum curso técnico e outros 21.148 se capacitaram em algum curso de iniciação profissional. Em 2016, 1.448 profissionais se formaram em alguma modalidade de nível técnico e outros 51.453 concluíram alguma capacitação profissional. No total, hoje o Senac-PR disponibiliza 1.677 cursos. (M.M.)