Imagem ilustrativa da imagem De empresário a narrador de eSports
| Foto: ESL Brasil/Divulgação
"Um bom narrador precisa ter muito conhecimento do jogo, ser ágil e didático ao mesmo tempo, pensando no público leigo que possa estar assistindo", conta Eliakim "Zevatron" Coelho



Narrar um jogo de esporte eletrônico (eSports) é como narrar uma partida de futebol. Essa é a explicação dada por Eliakim "Zevatron" Coelho, de 27 anos. Nascido em Bauru, mudou-se para São Paulo para encarar a mais nova profissão de narrador de eSports.
"Sou empresário e dava aulas de Empreendedorismo e Logística, mas há três anos quis entrar na área de games, um segmento novo e rentável", conta ele, que na verdade, alimentou uma paixão adquirida desde a infância. Coelho começou a carreira fazendo livestream, onde através de plataformas específicas os usuários geram conteúdo ao vivo, transmitindo suas próprias partidas.
Com um alto número de visualizações e a promoção de pequenos campeonatos em seu canal, inclusive com suas narrações em tom divertido, Coelho despertou a atenção de pequenas organizações. "Eles passaram a me convidar para narrar pequenos campeonatos. Gostei tanto de fazer isso que passei a me aprofundar, estudando e praticando para me tornar um profissional", lembra.
No final de 2014, por intermédio de um amigo, Coelho entrou na ESL como social media, gerando conteúdo para o Facebook e, no ano passado, se tornou narrador reserva.
"Atualmente, narro especificamente o League of Legends. Basicamente, meu trabalho é narrar a movimentação de cada jogador. É por isso que um bom narrador precisa ter muito conhecimento do jogo, ser ágil e didático ao mesmo tempo, pensando inclusive no público leigo que possa estar assistindo", conta. (M.O.)