Na Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª região, a metodologia do lean office foi recém-implantada e já houve uma redução de 15% no tempo de execução de um dos processos impactados.

"Houve ganhos na gestão do conhecimento, criamos ferramentas que já estão em funcionamento e temos mais transparência nos processos", conta a assessora de planejamento estratégico do órgão, Luciane Alves Savio.

Ela comenta que o Ministério Público do Trabalho já possui uma metodologia de mapeamento de processos que segue alguns preceitos do lean. "Mas quando você tem o apoio de consultores é diferente. Normalmente, na organização pública, não há pessoas com muito conhecimento e experiência nessa área", completa.

Na Procuradoria em que ela atua, a consultoria Lean Office IEL se deu nas áreas de planejamento e controle de orçamento e licitação modelo pregão. "A ideia é gastar o orçamento da melhor forma possível porque a demanda é grande. Para isso, precisávamos estar bem programados e contar com um bom sistema, que nos permitisse também ter uma dimensão sobre tudo isso", conta.

A consultoria durou cerca de três meses e envolveu reuniões de planejamento, etapas de participação e construção do mapa atual e futuro. "Toda empresa hoje está de olho nas ferramentas de gestão de processos, buscando modernizar e encontrar soluções para os problemas internos. O coração de uma instituição é a área de planejamento e controle do orçamento", conclui.